I Encontro de Educação Inclusiva dá início às ações de acessibilidade do Ifap

A implantação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) é uma das grandes expectativas para o I Encontro de Educação Inclusiva do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que será realizado nos dias 17 e 18 deste mês, no auditório do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza. A posse das coordenadoras dos NAPNEs dos campi Macapá e Laranjal do Jari está marcada para às 16h45min do dia 17. O evento irá debater a Ação TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, desde julho de 2001, sob a coordenação de um Grupo Gestor Central, a Ação TEC NEP conta com representantes nas cinco regiões do Brasil, denominados gestores regionais, além dos gestores estaduais, com o papel de implementar políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas.

A gestora do TEC NEP no Amapá, professora Nazaré Ramalho, explica que, embora a Ação TEC NEP vise à inserção de estudantes na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o programa não atua isoladamente. “A ação TEC NEP trabalha em parceria com organizações públicas e não governamentais, além da sociedade civil. Por isso, durante o Encontro, iremos reunir representantes das áreas envolvidas para trocar experiências e debater sobre a prática da cultura de inclusão no Ifap e no Estado”, disse.

NAPNEs – tomarão posse como coordenadoras dos NAPNEs, a psicóloga Adriana Ribeiro e a técnica em assuntos educacionais Raimunda Conceição Pedrosa para os campi Macapá e Laranjal do Jari, respectivamente. Já empossadas, as coordenadoras irão apresentar as equipes que integrarão os Núcleos (sociólogos, psicólogos, supervisores e orientadores educacionais, técnicos administrativos, docentes, estudantes e pais e outros representantes da sociedade).

Convidados – o I Encontro de Educação Inclusiva contará com a participação do gestor Central do programa TEC NEP (Setec/MEC), Franclin Nascimento, do Gestor Estadual do TEC NEP no Amazonas, Dalmir Pacheco, da secretária Estadual de Educação, Mirian Correa, da secretária municipal de Educação, Alcilene Barbosa, e do gestor Estadual do TEC NEP no Amazonas, Dalmir Pacheco.

Programação – a abertura do evento está marcada para as 8h do dia 17. Em seguida, o gestor central TEC NEP, Franclin Nascimento, abrirá o ciclo de palestras com o tema “A Ação TEC NEP como política pública de inclusão”. Às 14h30min, o gestor estadual do TEC NEP no Amazonas, Dalmir Pacheco, falará sobre “Acessibilidade: caminhos para promover a inclusão” e, às 16h15, a gestora estadual do Ifap apresentará a estrutura funcional do TEC NEP. O primeiro dia encerra com a posse das coordenadoras dos NAPNEs, marcada para 16h45min. No dia 18, a partir das 8h, serão abordados os temas “Aspectos Legais e Sociais da Educação Inclusiva no Brasil”, “Educação Inclusiva no Amapá”, “Organização e Funcionamento do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Amapá” e “Estrutura Funcional e Organizacional do Centro de Apoio aos Surdos do Amapá”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: