MP investiga denúncia de que vereadores de Cutias recebiam gratificação para estar em sala de aula, mas não lecionavam

A prefeitura de Cutias do Araguari acompanha as investigações do Ministério Público sobre dois vereadores do município que mesmo no exercício do mandato estariam recebendo gratificações do Estado para estarem em sala de aula. Segundo denúncia encaminhada à promotoria da comarca de Ferreira Gomes, órgão que tem jurisdição sobre Cutias, os vereadores Débora Cristina Araújo e Cantareli Brito Mira não estavam nem lecionando.

As denúncias foram encaminhadas aos promotores por moradores de Cutias e protocoladas no dia primeiro de fevereiro junto com as portarias de nomeações de ambos, assinadas na época pelo então governador Waldez Góes.

A vereadora Débora Cristina Araújo é de fato professora Classe C do governo do Estado. Militante do PDT, foi nomeada para o cargo de geo-educacional (Núcleo Educacional do Interior –CDS1) em fevereiro de 2009. Além do salário de vereadora, Débora Cristina recebia a Regência de Classe, gratificação paga para quem está em sala de aula. Do estado, ela recebia R$ 1,9 mil.

Regalia parecida aproveitava o vereador Cantarelli Brito Mira. Professor Classe A do governo do Estado, recebia cerca de R$ 1.700 mesmo morando em Macapá onde faz o curso de direito na Faculdade Fabran. No salário do “professor-vereador” está também a chamada Regência de Classe para que o professor ficasse pelo menos 40 horas em sala de aula.

Além do Ministério Público, as denúncias foram encaminhadas com cópias dos contra-cheques para as secretarias de Educação do Estado, de Administração, Câmara de Vereadores de Cutias, Conselho Estadual de Educação e Gabinete de Crise do Governo do Estado.  “Lamentável essa situação dos vereadores que realmente poderiam estar em sala de aula contribuindo com a educação dentro do nosso município. Fora a injustiça com quem verdadeiramente labuta em sala de aula”, avalia o prefeito de Cutias, Paulo Albuquerque.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cutias do Araguari

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: