Sambódromo agora se chama Artes Populares R. Peixe

A mudança de nome foi uma solicitação foi feita pelo Decreto Lei nº. 14.044 de 31 de dezembro de 2009

Escola Sambódromo de Artes Populares, localizada no Complexo do Marco Zero, passou a se chamar desde a noite de sexta-feira, 4, Escola Amapaense de Artes Populares R. Peixe. A mudança de nome foi uma solicitação foi feita pelo Decreto Lei nº. 14.044 de 31 de dezembro de 2009, de autoria do deputado estadual Manoel Brasil.

A solenidade foi realizada no Sambódromo e contou com a presença do governador do Estado, Camilo Capiberibe, secretario de Estado da Cultura do Amapá (Secult), José Miguel, deputado estadual Manoel Brasil, familiares de R. Peixe e convidados.

Em discurso o governador Camilo Capiberibe relembrou alguns momentos de sua adolescência relacionados a R. Peixe. “É com muita satisfação que participo desse momento porque sei a importância do R. Peixe para cultura amapaense, tanto pela expansão de suas obras que retratam nosso Estado quanto pela sua colaboração para o Carnaval”, disse governador Camilo.

Secretario de Cultura, Zé Miguel, descreveu um pouco da história de R. Peixe enfocando seus trabalhos artísticos distribuídos em diversos estados brasileiros dando ênfase a sua colaboração para o carnaval amapaense. “Esse é um momento de alegria, é muito emocionante poder homenagear um pessoa tão importante para o carnaval, como foi R.Peixe, um dos fundadores da Escola de Samba Piratas da Batucada, criador da Embaixada de Samba Cidade de Macapá, primeiro carnavalesco a usar alegorias nos desfiles de escolas de samba sem deixar de lembrar que ele também foi o fundador da Escola de Artes Cândido Portinari”, disse Zé Miguel.

O sambódromo de Macapá foi inaugurado no dia 4 de fevereiro de 1997 com capacidade para, aproximadamente, 18 mil pessoas. No espaço são realizados os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, o festival de quadrilha junina e grandes shows musicais.

Galeria de Fotos

Cristiane Mareco
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

2 comentários em “Sambódromo agora se chama Artes Populares R. Peixe

  • março 7, 2011 em 8:53 pm
    Permalink

    Vale lembrar de um detalhe, pois a Escola Sambodromo de Artes Populares era vinculada a extinta Fundecap, pois agora se chama Centro de Expressão artistico e Cultural, vinculado agora pela Secretaria de Estado da Cultura.
    Tá dado o recardo!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: