Comunidades do interior do Estado comemoram festividades de São José

Comemorações iniciam na sexta-feira, 18, e se estendem até o final do mês de março

Na próxima sexta-feira, 18, a comunidade de São José do Mata Fome, localizada a 20 km de Macapá, iniciará as festividades em comemoração a São José, padroeiro de Macapá. A festa que já acontece há mais de 50 anos já se tornou tradicional tanto para as comunidades de entorno, quanto para a população de Macapá e dos demais municípios do Amapá.

A abertura das atividades acontece no período da manhã, quando será servido um café da manhã aos participantes e, posteriormente, será realizado o levantamento do mastro, momento que marca oficialmente as comemorações. Às 12h será servido o almoço e às 14h iniciam as apresentações de Marabaixo. A programação segue com apresentações musicais.

No dia 19, quando se comemora o dia de São José, haverá um torneio de futebol. Ás 15h ocorrerá a celebração da santa missa e, logo após, a procissão do padroeiro pela comunidade. As atividades do dia se encerram com a derrubada do mastro e a tradicional corrida de cavalo. Após a corrida, haverá uma festa que vai se estender até às 18h do domingo, 20, quando de fato encerram as festividades em comemoração a São José.

Para a coordenadora das comemorações na comunidade de São José do Mata Fome, Raimunda Nery, a expectativa de público para este ano é de cerca de 1.500 participantes, entre moradores e visitantes. “Sempre deixamos a nossa comunidade de portas abertas para quem quiser visitá-la, especialmente nas festividades do nosso Padroeiro. Somos mais uma opção para a comemoração da data”, ressalta Raimunda.

A comunidade de São José do Mata Fome fica localizada na rodovia AP 70, entre as comunidades de Ressaca da Pedreira e Casa Grande, há aproximadamente 20 km de Macapá.

Outra comunidade que também vai promover a comemoração de São José será a comunidade do Abacate da Pedreira. Nela, as festividades iniciam no dia 25 de março, sexta-feira, com apresentação de Marabaixo, realizada pelas comunidades vizinhas.

No dia 26, sábado, as atividades iniciam com a alvorada de fogos, prevista para iniciar às 6h. O ponto forte desse dia serão as competições de futebol masculino e feminino e corrida de cavalo. As inscrições serão feitas no dia do evento, e para participar do torneio de futebol será necessário pagar uma taxa de R$ 80,00. Para a corrida de cavalo a taxa é isenta. O time que vencer o torneio de futebol masculino ganha um boi, o feminino ganha R$ 200,00 e o vencedor da corrida de cavalo ganha uma cela. Ao final das competições, o público participará de um baile dançante.

No último dia de evento, 27, será realizado o Baile dos Sócios. Segundo a coordenadora da festividade na comunidade do Abacate da Pedreira, Nubia Nery, esse é o momento de diversão das pessoas que trabalharam na festa. “Durante dois dias, muitas pessoas de nossa comunidade trabalharão duro e vão ter poucos momentos de diversão. O Baile do Sócio é o momento desses trabalhadores se divertirem”, enfatiza Nubia.

Para este ano, a expectativa de público é de 7 mil pessoas. “Ano passado tivemos pessoas vindas do Oiapoque para a nossa festa. Este ano, queremos repetir o sucesso que foi ano passado”, disse a corrdenadora.

A comunidade de Abacate da Pedreira fica localizada na rodovia AP 70, há 31 km de Macapá.

Ewerton França

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: