Roraima ganha base cartográfica digital

A Base Cartográfica Contínua do Estado de Roraima, em ambiente digital, estará disponível, a partir desta segunda-feira, 16 de maio, nos sites do IBGE, no endereço http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/topo_doc5.shtm e da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), http://inde.gov.br/

Haverá também um lançamento em Boa Vista, às 10h, no auditório do Palácio Senador Hélio Campos, com a presença do governador José de Anchieta Júnior.

A Base Cartográfica do Estado de Roraima é um mosaico contínuo do estado com uma cobertura equivalente a 108 folhas planimétricas (mapas sem informações de relevo), com dados sobre cidades, estradas, localidades, rios etc. (como a imagem acima) na escala de 1:100.000 (ou seja, 1cm no mapa corresponde a 1km de território). Essa base cartográfica será uma referência para criar outros mapas, com temas diferentes como, por exemplo, geologia ou hidrografia.

Esse material é fruto de uma iniciativa estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima (SEPLAN), que elaborou e adequou devidamente esta base cartográfica aos padrões do Sistema Cartográfico Nacional, através da parceria com o IBGE, que por sua vez realizou todo o processo de avaliação técnica, validação e homologação.

A base cartográfica fará parte do Mapeamento Contínuo da Amazônia Legal, fruto do Projeto Base Cartográfica Contínua da Amazônia Legal 1:100.000, do Ministério do Meio Ambiente. Com esta base, o estado de Roraima passa a contar com uma ferramenta de referência para o planejamento e a atuação governamental no território.

Fonte: IBGE

Deixe uma resposta