Roda de Leitura na ilha de Santana


Aconteceu nesse domingo dia 22 de maio de 2011 na ilha de Santana, pertencente ao município de Santana no estado do Amapá a segunda Roda de Leitura promovida pela Biblioteca Rural Arca das Letras, um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, coordenado pela professora Luciana Rodrigues. A roda de leitura contou ainda com a parceria da Associação Grupo Teatral Marco Zero – Agrutamze e Movimento Popular de Saúde – MOPS.

Esta manifestação artística e cultural que envolveu a comunidade da ilha teve como principal objetivo a aproximação com as pessoas mais antigas para iniciarem a produção de um livro que visa resgatar as experiências dessas pessoas, através dos relatos transcritos em versos, prosas e ilustrações. “Para que não desapareçam as informações culturais que se esvaem com a morte dos seus protagonistas”, conforme explica Luciana Rodrigues.

A biblioteca Rural Arca das Letras, da ilha de Santana, iniciou com a finalidade de estimular a leitura entre os membros das comunidades de difícil acesso e hoje avança nos projetos culturais trabalhando a produção textual de redações, paródias e versos inspirados nos temas: Meio Ambiente, Saudade, Amor e Paz incentivando a leitura com produção da própria comunidade.

A roda de leitura começou com muita diversão onde houve a apresentação dos cantores e contadores de estórias Raulê e Cris Assunção, declamação de poesia com Daniel de Rocha e dança coordenada pela professora Tina Araújo. O posto alto do folguedo deu-se através da entrega de brinde a todos os participantes, com presença maciça dos representantes da terceira idade. As crianças da Ilha de Santana também receberam atenção especial, ouviram historinhas e músicas infantis.

Outras atividades lúdicas e didáticas estão sendo planejadas. Luciana Rodrigues continua expandindo a idéia de levar cultura para os moradores da ilha e, dentre as parcerias firmadas já consta a com Universidade Vale do Acaraú, através de projeto de extensão. Daniel de Rocha e a Professora Tina Araújo, do Agrutamze, expressam o seu contentamento em poder participar desse projeto e já disponibilizaram o Ponto de Cultura Estaleiro Cultural, localizado no bairro do Perpétuo Socorro, em Macapá, para apresentação espetáculos teatrais produzidos na ilha de Santana.

Um comentário em “Roda de Leitura na ilha de Santana

  • setembro 15, 2011 em 3:09 am
    Permalink

    gostaria de mais informação sobre esse projeto. Boas iniciativas como essa proporcionam oportunidades para pessoas que precisam de educação e cultura.Parabéns a todos e especialmente a professora Luciana Rodrigues.

    Resposta

Deixe uma resposta