Igreja católica celebra o Dia Mundial das Comunicações

Neste domingo, 5 de junho, Liturgia da Ascensão do Senhor, a igreja católica celebra o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema ‘Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital’. Todas as dioceses do Brasil estão divulgando e estudando a Mensagem do Papa Bento XVI para a data, além de uma reflexão do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, e uma reflexão da jornalista e doutora em comunicação social, a paulina Irmã Joana Puntel, sobre o tema.

“A Igreja precisa fazer da comunicação um meio para que a boa nova de Jesus Cristo chegue a todas as pessoas. O Papa Paulo VI já dizia que se nós não conseguimos compreender a comunicação, fica difícil chegar a todas as pessoas; e vamos nos sentir culpados se a Igreja não usar dos meios de comunicação para a evangelização”, afirma Puntel.

Na mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais o Papa Bento XVI convida os cristãos a estarem presentes com criatividade consciente e responsável na Internet e nas redes sociais, afirmando que estas se tornaram parte integrante da vida humana. “Tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais”, destaca Bento XVI.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do gênero decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto “Inter Mirifica”, de 1963), e é celebrado na maioria dos países no domingo que antecede a solenidade de Pentecostes. A íntegra da mensagem do Papa Bento XVI está publicada em vários sites, entre os quais: WWW.vatican.va , WWW.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: