Primeira turma da melhor idade conclui curso na Unifap


Os cem primeiros alunos da Universidade da Maturidade (Umap) recebem certificação de conclusão de curso na próxima segunda-feira, 13, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Um dos pré-requisitos apontados no edital para a concorrência das vagas era ter, no ato da inscrição, pelo menos 60 anos de idade. O primeiro processo seletivo ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2010.

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) da Unifap já planeja a abertura de novas vagas ainda esse ano. Os estudantes cumpriram uma carga horária de 360 horas divididas em três módulos.  O primeiro propôs uma renovação cultural, o segundo apresentou uma avaliação no conceito de qualidade. No terceiro, os acadêmicos buscaram elementos para alcançar o conhecimento científico.

A expectativa de vida da população brasileira passou de 69,66 anos, em 1998, para 72,86 anos, em 2008. Segundo o IBGE, o Brasil levará ainda um tempo para alcançar patamares elevados como os do Japão, de Hong Kong (China), da Suíça, da Islândia, da Austrália, da França e da Itália, onde a vida média já é superior aos 81 anos. Pela pesquisa, o Brasil só atingirá esse nível por volta de 2040.

O último censo aponta que no Amapá a população com 60 anos de idade, ou mais, é de 34 mil 228 pessoas. Esses percentuais tendem a elevar-se com o passar dos anos. Daí a necessidade de pensar em meios para viabilizar a participação desses cidadãos na sociedade. Entre várias disciplinas ministradas ao longo do curso, os estudantes tiveram aulas sobre o estatuto dos idosos, biologia do envelhecimento, além de atividades físicas.

Kleber Soares

Serviço: Formatura da 1ª turma da Umap
Local: Anfiteatro da Unifap
Horário: 9h
Informações: 96 3312-1703/9125-2046

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: