Festival estréia o 1º Circuito Social de Exibição em Rondônia

Na perspectiva de ampliar o leque de exibições e formação de platéia do Cinema Nacional, a organização do 2º Festival de Cinema Curtamazônia estréia o 1º Circuito Social de Exibição Curtamazônia, que acontecerá simultaneamente com exibições dos filmes do Festival principal em Porto Velho com o município de Candeias do Jamari e Cacoal.

A proposta é difundir o Cinema Nacional independente e participar do processo de inclusão social, através das artes, democratizando e descentralizando o acesso dos grandes centros comerciais, oportunizando aos brasileiros assistir filmes feitos por brasileiros e pela produção cinematográfica independente que vem crescendo nos últimos anos, aumentando cada vez mais a produção nacional.

“Essa parceria cultural encontrada pela organização é inédita em Rondônia”, afirma Carlos Levy, organizador do Festival, que prever a projeção e ampliação nos próximos anos aos demais municípios do Estado de Rondônia, com parcerias nas secretarias municipais de cultura e fundações.

No município de Candeias do Jamari, a Curadoria do 1º Circuito Social de Exibição Curtamazônia é do advogado e vereador Giuliano Viecili, com exibições gratuitas pela manhã e noite de 1 a 5 de agosto na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade. Serão realizadas as Mostras: Curta Criança, Curta o Curta e a Mostra Amazônica com filmes de Rondônia e Pará. Já em Cacoal, a Curadoria ficará a cargo de Maria Lindomar, Presidente da Fundação Cultural de Cacoal, os locais de que acontecerão as sessões serão em praça pública, escolas e distritos.

A organização do Festival agradece o apoio e carinho da comunidade de Candeias do Jamari e Cacoal em participar dessa iniciativa do 1º Circuito Social de Exibição Curtamazônia, em particular a Diretora Profª Rosinéia Alves Cirino e Vice-diretor Marcos Rodrigo Veigaant do Colégio onde ocorrerá a 1ª Mostra Curta Candeias e a Presidente Maria Lindomar da Funccal, da Prefeitura de Cacoal.

O 2º Festival de Cinema Curtamazônia tem o patrocínio cultural da Fundação Iaripuna, Semed, apoio Cultural da Setur, Emater/RO, Semdestur, apoio Institucional ABD/RO e ABD Nacional, Fórum dos Festivais, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, apoio na divulgação da Imprensa Rondoniense, site regionais, sites nacionais Aurora do Cinema, Holofote, Planeta Tela, Camera Clube, Páginas do Cinema na Globo Filmes, na organização da Associação Curta Amazônia.

Fonte: Assessoria – Email: festival@curtamazonia.com

Deixe uma resposta