SESC apresenta Concerto da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança -PA

O projeto Sonora Brasil Formação de ouvintes musicais, prevê para este ano 4 apresentações,  Macapá já recebeu a primeira etapa com o grupo das Caixeiras do Divino Espírito Santo – MA. Dia 21 as 20h acontece a segunda etapa com o concerto da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, no auditório da Escola SESC  e dia 22 as 19h Município de Amapá – unidade do SESC Ler.

Este ano o projeto apresenta dois temas: Sotaques do Fole, que está circulando pelas regiões Sul e Sudeste e Sagrados Mistérios Vozes do Brasil que percorre as regiões, Norte, Nordeste e Centro Oeste. Esta segunda temática vem apresentando um repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção as entidades religiosas. A partir deste tema o grupo Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança-PA, traz em seu repertório músicas de tradição oral, exceto Marujada de São Benedito, de Júnior Soares e Edu Filho.

Sobre o Grupo

Comitiva é a denominação dada para grupos de foliões que peregrinam com a imagem de São Benedito, cantando folias, rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros em grande parte da região nordeste do estado do Pará, chegando até cidades do Maranhão.

O ciclo começa em abril e se encerra na primeira quinzena de dezembro, com o início da Festividade de São Benedito. Na festividade ocorre a manifestação cultural denominada Marujada de Bragança, que tem na música e na dança instrumentos de louvação ao santo.

A Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança, constituída para o projeto Sonora Brasil, é formada pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).

Com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada em dezembro, Mestre Zito, rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).

Sobre o Projeto

O projeto Sonora Brasil Formação de Ouvintes musicais –  busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Em 2011 serão 420 concertos em 110 cidades

Repertório do Concerto – Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança

 

Folia da chegada

Folia da Ave Maria

Folia de agradecimento da mesa

Folia da alvorada

Folia da despedida

Folia da louvação

Marujada de São Benedito

Dança da Marujada (música instrumental tocada na festividade de São Benedito)

  • Roda
  • Retumbão
  • Chorado
  • Mazurca
  • Xote
  • Contradança

Ora pro nobis

Bendito

Graças a Deus

Michele Lobo

SESC-Ap

96- 3241-4440 R/257

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: