Concertos de Verão voltam nesta sexta-feira ao Largo dos Inocentes


A Confraria Tucuju reinicia sua programação de eventos culturais nessa sexta-feira (05), com o projeto Concertos de Verão, que completa quatro anos em 2011. “Nossos concertos vieram pra ficar. O objetivo inicial, de forma plateia para a música instrumental, foi atingido. Isso nos deixa muito felizes”, festeja Tema Duarte, presidente da instituição. Os concertos de música instrumental revelaram inúmeros talentos e incentivaram a criação de grupos e bandas de jazz e outros estilos. O patrocínio é do Ministério da Cultura.

Para abertura da versão 2011 dos Concertos de Verão foi convidado o Amapasax Quartet, quarteto de sopro formado por músicos da Banda do Corpo de Bombeiros do Amapá e do Centro Educacional e Profissionalizante de Música Walkíria Lima. A proposta do quarteto é divulgar a música brasileira e regional amazônica na forma instrumental. Além da música brasileira, o Amapasax Quartet faz incursões pelas baladas, blues e jazz internacionais.

O grupo utiliza quatro de uma variedade de oito, que compõem a família dos saxofones. Seus integrantes são músicos profissionais que trazem no currículo apresentações em festivais nacionais e internacionais de música instrumental. Fábio Wilker Cardoso é o sax soprano, atualmente integra a Banda do Corpo de Bombeiros; Aritiene Sonandra Dias é sax alto e integra as Orquestra Primavera e Equinócio das Águas; Marcelo da Rocha Cardoso é sax tenor e professor do Centro Eduacional Walkíria Lima; Marivaldo Cardoso Palheta é sax barítono e também integra a Banda do Corpo de Bombeiros.

Na abertura e no encerramento do concerto haverá participação especial da Companhia de Dança Princesa Izabel, fundada em maio de 1999 na escola estadual que tem o mesmo nome, para formar crianças e adolescentes na arte da dança. Desde 2003 a companhia participa do Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA e de festivais locais, obtendo a cada premiações mais importantes. Em 2010 foi campeã da categoria moderno contemporâneo no FIDA, em Belém – PA.

Companhia de Dança Princesa Izabel já produziu sete espetáculos de sucesso. Em 2004 abordou o tema “Apocalipse segundo São João”; em 2005 voltou à antiguidade para dançar “O mundo místico dos gregos”; em 2007 homenageou “Moisés e a saga da liberdade”; em 2008 levou “Amazônia, o verde da esperança” para o palco; em 2009 o tema foi “Só uma vez” e em 2010 a companhia realizou o auto de Natal “Alucinação”.

Serviço:

Confraria Tucuju

Concertos de Verão

Largo dos Inocentes

Sexta-feira (06)

20 horas

 

Márcia Corrêa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: