CAP faz programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) por meio do Núcleo de Educação Especial (NEES), em conjunto com os Centros de Atendimento Especializado, promoveram nesta sexta-feira, 23, no Centro de Atendimento Pedagógico da Pessoa com Deficiência Visual (CAP), uma exposição de trabalhos e equipamentos utilizados pelo centro.

O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21 de setembro, com o tema: “Diversidade: caminhando por dias melhores”.

As atividades contaram com o apoio do Centro de Referência e Tratamento Natural (CRTN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

Na ocasião, foram expostos os materiais utilizados pela instituição, como: livros, revistas em braile, máquinas de digitação e softwares.

De acordo com o diretor do CAP, Jodoval Farias da Costa, a intenção é divulgar os serviços do centro, buscando assim, aumentar o número de usuários da instituição. “Precisamos incentivar essas pessoas a vir participar e aprender com os técnicos, a inclusão social é possível no Amapá”, explicou o diretor.

Diariamente, o CAP atende cerca de 20 pessoas com deficiência visual e conta com uma equipe técnica composta por 21 professores.

A estudante Alice Caroline, 8 anos, deficiente visual, frequentou o centro durante sete anos, de acordo com sua mãe, Aline Brito, o acompanhamento feito pelo CAP foi primordial no ensino de Alice.

“Minha filha e eu, recebemos orientação psicológica, desde os primeiros dias de vida, aqui ela aprendeu a andar, falar, escrever e ainda trabalhar o paladar. Sou muito agradecida aos professores”, disse Aline Brito.

Durante as atividades, foram disponibilizados os serviços de verificação de pressão arterial, massoterapia, além da exibição de vídeos e palestras a respeito de políticas direcionadas a pessoa com deficiência visual.

Caminhada

Dando continuidade a programação, será realizada no dia 30 deste mês, às 16h, uma caminhada com saída da Praça do Barão do Rio Branco e chegada na Praça do Forte, onde acontecerá um Ato Show com várias apresentações musicais, poesias, danças, teatro, exposição de trabalhos e oficinas.

Fabíola Gomes/ Secom

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: