CANNE e Fundação Iaripuna promovem curso de Assistência de Câmera e Operação em HD em Porto Velho com parcerias locais.


Parcerias com empresas, entidades públicas e privadas em nossa região já é uma preocupação em desenvolver produtos e projetos de qualidade na área do audiovisual (publicitário, filmetes institucionais, filmes nos variados gêneros, principalmente, acompanhando a tecnologia HD). São potenciais apoiadores locais nessa iniciativa a Agência de Marketing e Comunicação Amppla, ABD Rondônia, Associação Curta Amazônia e Fundação Iaripuna. “A promoção do curso oferecido pelo Canne em Porto Velho vai de encontro com a proposta de implementar e criar no futuro o pólo audiovisual rondoniense, capacitando e qualificando nossos técnicos, sintetizou Carlos Levy diretor de produção de projetos da ABD Rondônia.

O CANNE tem o objetivo de criar um espaço para oferta de bens de produção cinematográfica, bem como um núcleo de qualificação profissional na área do audiovisual, e nasceu graças a uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação (Fundaj/MEC) e a Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura (SAv/MinC), dentre as funções do CANNE está a de incrementar a formação especializada na área do audiovisual nas regiões Norte e Nordeste através de cursos gratuitos de curta duração ministrados pelos melhores profissionais do setor.

As aulas serão ministradas por BRUNO RAVAGNOLLI (COROINHA) e têm o objetivo de abordar o papel do Assistente de Câmera diante dos desafios da tecnologia HD.
A proposta é atualizar os profissionais da área, além de apresentar novos conceitos através de uma aula dinâmica e objetiva sobre a assistência de câmera HD. Para isso os participantes estarão em contato com uma câmera HD (Panasonic HPX 300) e acessórios.

O curso visa capacitar os alunos a compreenderem os conceitos básicos e avançados que envolvem a câmera HD (high definition), a função do Assistente de Câmera/Foquista/Operador de Câmera no trabalho em equipe, cuidados com o equipamento e relacionamento com os diretores para um melhor rendimento do trabalho, bem como abordará as novas convergências tecnológicas, apresentando meios de como utilizá-las nos projetos audiovisuais que têm sua captação de imagens em Digital (HD).

 

Pré-requisitos:


O candidato deve ter interesse no que diz respeito ao trabalho de um assistente de câmera. Tanto no manuseio do material quanto no conceito de fotografia e na linguagem cinematográfica. Pessoas que já trabalhem no mercado, seja ele fotográfico, vídeo-gráfico ou cinematográfico, e estudantes de cinema e comunicação têm prioridade.

Número de vagas: 25 (no máximo – o curso é gratuito com direito a certificado)

Horário das aulas: manhã/tarde – 3 a 7/10

Local do curso: Amppla – Rua José Camacho, 2221, Bairro São João Bosco, Porto Velho.

Quém é BRUNO RAVAGNOLLI (Coroinha) – É publicitário por formação. Realizou várias campanhas publicitárias e trabalha para produtoras como O2 Filmes, Conspiração Filmes, Fulano Filmes, Vapt Filmes e Cine Cinematográfica. Como diretor de fotografia fez trabalhos em filmes de curtas metragens como Nhanderu Onhenhu (2005), do diretor Ottmar Paraschin e Vagar com previsão de lançamento em 2011, e tem como diretora Flávia Couto. Em longas metragens trabalhou como 1º assistente de câmera no filme Corpo, de Rubens Rewald e Rossana Foglia, e também em Brasil Animado (primeiro longa nacional captado com tecnologia 3D), de Mariana Caltabiano. Há dois anos ministra cursos e oficinas sobre os novos conceitos de Cinema e Televisão na Era do HDTV e suas novas plataformas: captação, processamento e workflow.

 

Inscrições no email até 30/9: abdrondonia@yahoo.com.br

Resultado da Seleção: 1/10 – via email.

Fonte: Canne/ABD Rondônia

Deixe uma resposta