Amazônia, Brasil, Saúde

Agência Amapá – Hospital Alberto Lima já conta com consulta pré-anestésica

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) implantou desde o dia 1º deste mês, no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), o Sistema de Consulta Pré-Anestésica. As pré-consultas acontecem no ambulatório localizado no bloco A do HCAL e são mais um avanço para a saúde da população.

O procedimento é uma consulta médica semelhante a que o paciente faz com o cirurgião, porém voltada para identificar aspectos importantes do ponto de vista anestésico, como algum tipo de alergia, se o paciente usa algum medicamento que pode vir a interferir na anestesia, verificação de exames. A consulta serve para dar mais segurança ao usuário, pois, além da possibilidade de se discutir previamente com o paciente o planejamento da anestesia, o usuário recebe todas as informações necessárias.

Apesar de a anestesia ser um procedimento médico de alta segurança por promover analgesia, relaxamento muscular e equilíbrio das funções vitais, ela ainda provoca muito medo no paciente cirúrgico, o que acaba causando a chamada ansiedade pré-operatória, fazendo com que o paciente chegue a se preocupar mais com o risco da anestesia do que com o próprio resultado da cirurgia.

O diretor do HCAL, médico Paulo Nunes, frisou que a Sesa quer mudar essa realidade e mostrar que o anestesista do SUS está ao lado do paciente, enquanto que o cirurgião tem a total liberdade e confiança para desempenhar o seu trabalho. A intenção é expandir o serviço não só para os pacientes cirúrgicos, mas também aos que passam por tratamentos.

“Com o tempo, destinaremos para utilizar esse serviço os pacientes com dores crônicas, incluindo os oncológicos”, relatou o médico.

Sônia Sandim/Sesa

viaAgência Amapá – Hospital Alberto Lima já conta com consulta pré-anestésica.

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.040 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: