Geral, Mundo, Política, Segurança

Interpol emite alerta para prisão de vice-presidente iraquiano

Acusado de assassinato e terrorismo, Tareq al-Hashemi está na Turquia depois de ter saído de Bagdá em direção ao norte do Iraque

 

Foto: AP

A Interpol emitiu nesta terça-feira um alerta vermelho pedindo a prisão do vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi, que está fugitivo depois de ser acusado de planejar e financiar ataques no Iraque.

Hashemi, um líder político sunita islâmico, fugiu de Bagdá em dezembro, quando o governo iraquiano comandado por xiitas acusou-o de operar esquadrões de morte.

O vice-presidente negou as acusações afirmando que elas têm motivações políticas e se recusa a passar por um julgamento em Bagdá.

O vice-presidente se encontra em uma casa em Istambul, segundo a imprensa turca, após confirmar que as autoridades do país receberam a ordem internacional de captura e entrega de Hashemi.

Em sua edição digital, o jornal Hurriyet afirmou, citando a agência privada Dogan, que em torno da casa onde Hashemi mora, situada na parte europeia de Istambul, há policiais uniformizados e agentes à paisana.

O Hurriyet lembrou que Hashemi fugiu inicialmente de Bagdá ao norte do Iraque, e no mês passado fez uma visita oficial ao Catar, de onde se transferiu à Arábia Saudita, e desde o dia 9 de abril ele se encontra na Turquia.

Já o jornal Milliyet, que no dia 16 de abril publicou uma entrevista exclusiva com o vice iraquiano, ele se encontra “em Istambul como hóspede do governo turco sob extremas medidas de segurança”, e foi recebido pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. A publicação afirmou que o vice-presidente iraquiano goza de proteção política na Turquia há muito tempo e permaneceria no país “tanto quanto fosse necessário”.

Pedido

A Interpol, sediada na França, disse ter emitido o alerta vermelho a pedido das autoridades iraquianas. O alerta não se somou a um pedido de prisão internacional, acrescentou a Interpol, mas era um chamado às forças de seus 190 países-membros para ajudar a localizar Hashemi e levá-lo a julgamento.

Autoridades da Turquia não comentaram o alerta da Interpol, apesar de o país ser membro da organização internacional.

“O alerta vermelho da Interpol irá restringir significativamente a capacidade de Tareq al-Hashemi de viajar e cruzar fronteiras internacionais”, acrescentou o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble.

*Com Reuters e EFE

 

Último Segundo

Sobre Chico Terra

Adquira o CD Fotografias da Amazônia de Chico Terra ao preço de R$20,00 e ajude na manutenção deste espaço de informação que é seu. Contato WhatsApp 96 99118-6505 ou baixe app.vc/chicoterra

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias da Amazonia

Magazine Chico Terra

Magazine Chico Terra

Faça suas compras no conforto do seu lar com o máximo de confiabilidade. Experimente agora!

Podcasts&Programas

Na Baiúca do Chico Terra

Sai do meio, capeta! Dói! Mais coisa boa pra fazer dia 30. Veja entrevista com Aroldo Pedrosa na Tv web do CHICOTERRA.COM

Onde estamos

WhatsApp +55 96 99118-6505

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 6.356 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.356 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: