Mundo, Notícias, Política, Segurança

Interpol emite alerta para prisão de vice-presidente iraquiano

Acusado de assassinato e terrorismo, Tareq al-Hashemi está na Turquia depois de ter saído de Bagdá em direção ao norte do Iraque

 

Foto: AP

A Interpol emitiu nesta terça-feira um alerta vermelho pedindo a prisão do vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi, que está fugitivo depois de ser acusado de planejar e financiar ataques no Iraque.

Hashemi, um líder político sunita islâmico, fugiu de Bagdá em dezembro, quando o governo iraquiano comandado por xiitas acusou-o de operar esquadrões de morte.

O vice-presidente negou as acusações afirmando que elas têm motivações políticas e se recusa a passar por um julgamento em Bagdá.

O vice-presidente se encontra em uma casa em Istambul, segundo a imprensa turca, após confirmar que as autoridades do país receberam a ordem internacional de captura e entrega de Hashemi.

Em sua edição digital, o jornal Hurriyet afirmou, citando a agência privada Dogan, que em torno da casa onde Hashemi mora, situada na parte europeia de Istambul, há policiais uniformizados e agentes à paisana.

O Hurriyet lembrou que Hashemi fugiu inicialmente de Bagdá ao norte do Iraque, e no mês passado fez uma visita oficial ao Catar, de onde se transferiu à Arábia Saudita, e desde o dia 9 de abril ele se encontra na Turquia.

Já o jornal Milliyet, que no dia 16 de abril publicou uma entrevista exclusiva com o vice iraquiano, ele se encontra “em Istambul como hóspede do governo turco sob extremas medidas de segurança”, e foi recebido pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. A publicação afirmou que o vice-presidente iraquiano goza de proteção política na Turquia há muito tempo e permaneceria no país “tanto quanto fosse necessário”.

Pedido

A Interpol, sediada na França, disse ter emitido o alerta vermelho a pedido das autoridades iraquianas. O alerta não se somou a um pedido de prisão internacional, acrescentou a Interpol, mas era um chamado às forças de seus 190 países-membros para ajudar a localizar Hashemi e levá-lo a julgamento.

Autoridades da Turquia não comentaram o alerta da Interpol, apesar de o país ser membro da organização internacional.

“O alerta vermelho da Interpol irá restringir significativamente a capacidade de Tareq al-Hashemi de viajar e cruzar fronteiras internacionais”, acrescentou o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble.

*Com Reuters e EFE

 

Último Segundo

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.910 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: