Amazônia, Brasil

Embrapa participa de Audiência Pública sobre uso do cipó-titica pelos artesãos do Amapá

A raiz do cipó-titica, recurso florestal não-madeireiro fartamente encontrado no Amapá, ganha forma de cestas e artefatos nas mãos de artesãos locais e também serve de matéria-prima para móveis refinados fabricados em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Para discutir problemas e soluções relacionados à extração e uso desta espécie, a Assembléia Legislativa reúne nesta quinta-feira, 11 de maio, entidades representativas dos artesãos, gestores de órgãos públicos, técnicos especialistas no assunto e interessados em geral, para uma Audiência Pública de iniciativa do deputado Keka Kantuária (PDT). Os objetivos da Audiência Pública são contribuir para a elaboração de políticas públicas e a readequação da Lei estadual número 0631/2001, que trata das normas para extração e comercialização do cipó-titica.

Uma das instituições convidadas é a Embrapa Amapá e estará representada pelo analista da área de transferência de tecnologias, engenheiro florestal José Antônio Leite de Queiroz, que já participou de estudos silviculturais da planta. Outra linha de pesquisa abordou a dinâmica econômica da extração e comercialização, promovendo entre outras ações capacitação em design para artesãos, e foi coordenada pelo pesquisador Antonio Claudio Almeida da Carvalho.

Os dados obtidos nas pesquisas contribuíram para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema) elaborar a Instrução Normativa que regulamenta as práticas de manejo do cipó-titica no estado do Amapá. O manejo é a condição exigida na Lei Estadual, editada em 2001, para que o cipó-titica extraído no Amapá possa ser exportado. O cipó-titica é da espécie botânica Heteropsis flexuosa, encontrada na Amazônia em áreas de florestais naturais de terra firme. Na fase adulta, o caule é grosso e lenhoso com fibra altamente resistente e durável, por essas características é utilizado na indústria moveleira e também para artefatos e objetos artesanais.

Dulcivânia Freitas

Sobre Chico Terra

Adquira o CD Fotografias da Amazônia de Chico Terra ao preço de R$20,00 e ajude na manutenção deste espaço de informação que é seu. Contato WhatsApp 96 99118-6505 ou baixe app.vc/chicoterra

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias da Amazonia

Magazine Chico Terra

Magazine Chico Terra

Faça suas compras no conforto do seu lar com o máximo de confiabilidade. Experimente agora!

Podcasts&Programas

Na Baiúca do Chico Terra

Nosso projeto Viola enluarada tem sede própria. Na Av Pe. Julio 1548 Macapá. Aguardamos você! Se contasse ninguem ia acreditar. Tem coisas que só acontecem na Baiúca do Chico Terra. Por onde andei quando estive ausente.

Onde estamos

WhatsApp +55 96 99118-6505

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 6.352 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.352 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: