Amazônia, Brasil

Embrapa participa de Audiência Pública sobre uso do cipó-titica pelos artesãos do Amapá

A raiz do cipó-titica, recurso florestal não-madeireiro fartamente encontrado no Amapá, ganha forma de cestas e artefatos nas mãos de artesãos locais e também serve de matéria-prima para móveis refinados fabricados em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Para discutir problemas e soluções relacionados à extração e uso desta espécie, a Assembléia Legislativa reúne nesta quinta-feira, 11 de maio, entidades representativas dos artesãos, gestores de órgãos públicos, técnicos especialistas no assunto e interessados em geral, para uma Audiência Pública de iniciativa do deputado Keka Kantuária (PDT). Os objetivos da Audiência Pública são contribuir para a elaboração de políticas públicas e a readequação da Lei estadual número 0631/2001, que trata das normas para extração e comercialização do cipó-titica.

Uma das instituições convidadas é a Embrapa Amapá e estará representada pelo analista da área de transferência de tecnologias, engenheiro florestal José Antônio Leite de Queiroz, que já participou de estudos silviculturais da planta. Outra linha de pesquisa abordou a dinâmica econômica da extração e comercialização, promovendo entre outras ações capacitação em design para artesãos, e foi coordenada pelo pesquisador Antonio Claudio Almeida da Carvalho.

Os dados obtidos nas pesquisas contribuíram para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema) elaborar a Instrução Normativa que regulamenta as práticas de manejo do cipó-titica no estado do Amapá. O manejo é a condição exigida na Lei Estadual, editada em 2001, para que o cipó-titica extraído no Amapá possa ser exportado. O cipó-titica é da espécie botânica Heteropsis flexuosa, encontrada na Amazônia em áreas de florestais naturais de terra firme. Na fase adulta, o caule é grosso e lenhoso com fibra altamente resistente e durável, por essas características é utilizado na indústria moveleira e também para artefatos e objetos artesanais.

Dulcivânia Freitas

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2825-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

)))) Ouvir rádio web ((((

Twitter * 9:00 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 13h Brasil Musical * 16h O canto da Amazônia

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música do Ano

Instagram do Chico Terra

#fato Realidade contraria estudos divulgados pela defesa civil. Enchentes no Amapá. Tia Zefa: 99 anos de Cultura!
Foto: Chico Terra Brasil Musical 
CHICOTERRA.COM Santa Mãe Natureza, Nunca vai acabar! Ao vivo no 
CHICOTERRA.COM

Estatísticas

  • 974,322 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.549 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: