Coleta de assinaturas contra aumento de Vereadores continua hoje em Macapá


No último sábado as organizações da sociedade civil apartidárias realizaram mais uma ação de coleta de assinaturas contra o aumento das vagas de vereadores em Macapá.
Em pouco mais de 3 horas foram coletadas mais de 300 assinaturas. Nesta semana a coleta se concentrou na Missa da Cura e no Show do Padre Antônio Maria na Praça Nossa Senhora de Fátima. No sábado, 12 de maio, véspera do dia das Mães, a organização do abaixo-assinado realizará a atividade pela manhã no centro comercial de Macapá. ” Como não temos como alcançar todos os bairros da capital, adotamos a estratégia de ir aos locais onde há maior concentração de pessoas oriundas dos mais diversos cantos da cidade, como o centro da cidade na véspera do dia das mães, pois ‘toda Macapá’ vai para o comércio comprar o presente das mães”, declarou Edinaldo Batista, vice-presidente da Ong Transparência Amapá.
Mais de 1000 assinaturas foram colhidas nos poucos dias de atividade. A meta é alcançar 2,5 mil assinaturas, o que corresponde a 1% da população eleitora de Macapá. Assim que for alcançado o quantitativo será realizado o protocolo na Câmara de Vereadores. Outra medida que está sendo estuda é a possibilidade de se entrar com uma Ação Civil Pública caso os vereadores não respeitem a vontade da sociedade.
Entenda o caso
De acordo com a EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 58, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009, os municípios com mais de 300 mil habitantes poderão ter até 23 vereadores, porém não existe a obrigatoriedade de se adotar este limite. Em Macapá existem 16 vagas e os atuais vereadores estão se articulando para aumentar para o teto, ou seja, 23. O estabelecimento do número de vagas se dá por solicitação da mesa diretora da Câmara ao TRE.
Diante disto, diversas organizações sociais iniciaram a coleta de assinaturas para que a Câmara, através de seu presidente, Rilton Amanajás, se abstenha de aumentar as vagas.
A coleta de assinaturas iniciou na Marcha Nacional Contra a Corrupção e vai até quando for alcançado o número de 2,5 mil assinaturas.
Maiores informações estão disponíveis no blog da Transparência Amapá, no Facebook do Movimento Nas Ruas e pelos telefones 9145 4717 e 9139 3989.
Coordenação da Marcha Nacional Contra a Corrupção
Transparência Amapá
Movimento Mãos Limpas
Movimento Nas Ruas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: