Fiscais do município flagram o descarte irregular de lixo

 

Foto: Ascom/PMM

Desde que foi implantado, o sistema único de fiscalização da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística esta cumprindo um cronograma de monitoramento no descarte irregular de lixo na via pública ou logradouros, um trabalho que vem sendo efetuado pelas equipes nos finais de semana.

Em um deles, um casal conduzindo uma ‘Fiorino’ estacionou próximo na Rua Rio Japurá, no bairro Santa Inês e começou a descarregar do veículo restos de madeira. Uma equipe de fiscais volantes chegou ao local ainda durante o derrame do lixo e autuou os responsáveis. Durante a ação uma das pessoas que estava na fiorino fugiu do local e a condutora do veículo passou mal e foi encaminhada ao hospital de emergências. O carro foi recolhido para o pátio da secretaria.

Uma equipe de técnicos cumpre o horário comercial e durante a noite o trabalho continua. Embora diversos registros de irregularidades tenham sido flagrados pelos fiscais, o foco prioritário de ação, nesse primeiro momento, não é a punição. “O foco desse sistema está na orientação e educação ambiental, a ação fica mais rigorosa quando observamos reincidência, por isso agimos em conjunto com a Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. As frentes de trabalho estão voltadas à ação dos carroceiros”, avalia Eraldo Trindade.

Além do canal do Perpétuo Socorro, Beirol, Santa Inês, área do zelito, feira da 13 de setembro, ramal do Azevedo, Pedro Américo, pracinha da caesinha e outros pontos críticos estão sendo monitorados para evitar descarte irregular de entulho. “Não tem jeito, tem que ter fiscal por aqui direto. Tem tambor para colocar o lixo, mas o pessoal prefere jogar no chão. Às vezes, a equipe de limpeza acabou de passar e os outros sujam atrás. Infelizmente, só vai resolver quando quem for pego sujando for preso”, opina seu Emílio José ao falar da Feira da Ana Nery. 

Dois carrinhos foram apreendidos também pela fiscalização as proximidades da Feira da Ana Nery, quando seus proprietários tentavam despejar entulho. Os responsáveis se evadiram do local.

 

Prefeitura de Macapá

Coordenadoria de Comunicação

Andréia Freitas

Deixe uma resposta