Conab doa mais de 300 mil t de produtos para ajuda humanitária

Cerca de 32 mil toneladas de arroz foi encaminhado pela Conab, esta semana, para doação a Cuba (25 mil) e a Honduras (7 mil). A ação é realizada em cumprimento à Lei 12.429, que autoriza o Poder Executivo a doar estoques públicos para assistência humanitária internacional.

O produto deve ser embarcado, segundo a Superintendência de Abastecimento Social (Supab), até quinta-feira, pelo porto do Rio Grande/RS, quando devem ser enviadas, também, 7 mil toneladas de arroz para o Senegal e 5 mil para a República da Gâmbia. Caso isto não ocorra, uma nova lei deve ser assinada pela presidente Dilma para continuar o processo de doação.

Desde 20 de junho de 2011, data de entrada em vigor da lei, já foram doados pelo governo brasileiro 57 mil toneladas do produto e mais 50,6 mil toneladas estão em andamento. Feijão e milho também estão entre as doações. Foram enviadas 38,8 mil t de feijão e mais 10 mil deverão ser embarcadas, enquanto que o milho totaliza, até agora, 48,7 mil t.

Coréia do Norte, Somália, Etiópia, Equador, Guatemala, Haiti, El Salvador, Guiné-Bissau, Moçambique, República do Congo, Sri Lanka, Sudão, Zimbábue, Chade, Bangladesh, Quênia, Madagascar, Sudão e República Centro-Africana estão incluídos entre os países contemplados com as doações, feitas por intermédio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas – PMA. Além da Conab / Mapa , também participa da ação o Ministério das Relações Exteriores (MRE). (Comunicação Social/Conab)

Mais informações: www.conab.gov.br

Deixe uma resposta