Amazônia, Brasil, Cultura, Música

Sebastião Tapajós e Sérgio Ábalos são destaque do Fimupa com espetáculo de voz e violão

Carlos Sodré/Ag. Pa
Sebastião Tapajós (Pará) e Sérgio Ábalos (Argentina), fizeram espetáculo de violão e voz no Bar café e teatro “Camarin Cultural”

O XXV Festival Internacional de Música do Pará tem sido uma ótima oportunidade para a população paraense apreciar música de qualidade. E nesta quinta-feira, 7, na noite do feriado de Corpus Christi, os violonistas Sebastião Tapajós e Sérgio Ábalos, da Argentina, uniram seus talentos no Bar, Café e Teatro “Camarin Cultural”, no bairro do Umarizal. Encerrando a noite de concertos o duo “Take Two” da Alemanha mostrou ao público paraense um amplo repertório de voz e piano, com plateia lotada.

Sebastião Tapajós é natural de Santarém e começou a tocar violão aos 9 anos, com o pai. Mais tarde mudou-se para Belém, onde se aprofundou no estudo do instrumento. Em 1964 partiu para Portugal, onde foi aluno do Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Ele estudou também na Espanha e atuou como concertista em outros países europeus. O músico santareno é conhecido no exterior e já lançou mais de 50 discos, assim como já acompanhou artistas como Hermeto Pascoal, Gery Mulligan, Oscar Peterson e Astor Piazzolla. Esta foi a primeira vez que  Sebastião Tapajós tocou no Festival Internacional de Música. “É um grande festival”, comentou o músico. Já o argentino Sérgio Ábalos tem influências e estilo próprio desenvolvido em cima da rumba, tango e milonga-candombe e tocou muitas vezes com Sebastião Tapajós. Ele também já fez concertos em outras oportunidades na capital paraense.

O superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campo de Melo, explica que um dos destaques desta edição do Festival é a grande participação de músicos de outros países. Países como Cuba, Austrália, Bélgica, Chile, Argentina e Estados Unidos fazem parte da programação. Um exemplo é o duo alemão Take Two, formado pela voz de Carola Nolting e o piano de Michael Nolting. Os dois se conheceram em Berlim, no ano de 1975. Ela cantava em corais na Alemanha e ele formava bandas de rock. Em 1978 nasce o “Take Two”, um dueto de voz e piano que  participa pela segunda vez do Festival de Musica do Pará.

O concerto se dividiu em duas partes, na primeira, a dupla apresentou canções internacionais e presenteou o público cantando Garota de Ipanema. Já na segunda parte mostraram um repertório de músicas americanas das décadas de 60 e 70. Paulo José Campos de Melo comenta que esta é a edição do Festival com maior diversidade de estilos musicais, com maior participação de músicos do interior do Estado, maior número de espaços de apresentação e maior abrangência no que diz respeito a músicos de outros países.

Ao todo, nos 12 dias de Festival serão mais ou menos 800 músicos que irão participar dos concertos, destes, cerca de 100 são de bandas do interior do Pará. “Esta é uma das maiores bandeiras da gestão atual, a valorização da cultura não apenas da capital mas de todos os municípios e regiões do Pará”, comenta.

Cerca de 79 músicos de 22 municípios do Estado foram reunidos pela Fundação Carlos Gomes e formam a Banda Sinfônica do Estado do Pará, que está sendo ensaiada diariamente por duas maiores autoridades musicais do Brasil no estilo bandas, que são Marcelo Jardim, do Rio de Janeiro e Mônica Giardini, de São Paulo. A Banda Sinfônica do Pará, um dos maiores destaques desta edição do Festival de Música irá se apresentar neste domingo (10), no Theatro da Paz.

Serviço:

O XXV Festival Internacional de Música do Pará acontece até 15 de junho com concertos, recitais, workshops e oficinas. Mais informações no site: www.fimupa.com.br

Texto:
Marcio Flexa – Secom
Fone:  / (91) 80301615
Email: marcioflexa@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 11.050 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: