Amazônia, Brasil, Denuncia, Política

Amapá: promotor pede destituição de procuradora-geral do MP

Procuradora-geral Ivana Cei

O promotor de Justiça Afonso Henrique Oliveira Pereira protocolou na tarde desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Amapá, representação pedindo a destituição de Ivana Lúcia Franco Cei do cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público (MP). A ação do defensor acontece 24 horas depois de procuradores e promotores se solidarizarem com Ivana. É a primeira vez que um integrante do colegiado se manifesta contra a titular do MP.

Para formalizar o pedido, o promotor aponta irregularidades da formulação e execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a mineradora MMX no valor de R$ 5 milhões. Entre as “ilegalidades” identificadas pelo promotor está a abertura e movimentação da conta pela própria empresa causadora do dano ambiental. Ele ainda acusa a procuradora de abuso de poder.

De acordo com o promotor, Ivana Lúcia Franco Cei teria “determinado unilateralmente a distribuição dos recursos do TAC sem qualquer procedimento licitatório ou intervenção do administrador do Ministério Público na época”.

O pedido reforça a denúncia protocolada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC), que também pediu a destituição de Ivana Cei do cargo de procuradora.

“Com certeza a representação feita pelo promotor sustenta a denúncia apresentada e lida no plenário desta Casa contra a procuradora-geral de Justiça do MP”, disse Martires, advogado contratado pelo parlamentar.

Na denúncia, Souza aponta abuso de poder, conduta incompatível ou grave omissão nos deveres do cargo. Além disso, a chefe do MP é acusada de dificultar investigações do Legislativo sobre possíveis crimes de improbidade administrativa cometidos na atual gestão.

A representação feita pelo promotor será anexada à apresentada pelo parlamentar e entregue a comissão que irá avaliar as denúncias contra a procuradora-geral do MP. Caso os integrantes optem pela veracidade das representações, Ivana Cei terá cinco dias para apresentar defesa. Após o prazo, a comissão irá encaminhar parecer ao plenário pedindo ou não a destituição de Ivana do cargo.

Emeson Renon/Terra

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Radio e Tv Web Ao vivo!

* 9:30 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 16h O canto da Amazônia

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Ao mestre com carinho.
Segunda meio dia via
radio.chicoterra.com Bolinho de piracuí. Quem quer? Live now on
CHICOTERRA.COM Macapá, clima gostoso de inverno.
Tomara que se prolongue. Baiúca ao vivo 
CHICOTERRA. COM Parabéns Tv Amapá!

Estatísticas

  • 928,124 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.320 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: