Amazônia, Meio Ambiente

Oeste da Amazônia era esparsamente habitado antes de Colombo

Descoberta vai contra a ideia atual de que toda a região era toda ocupada naquele período e indica que floresta pode não ser tão resistente a modificações

Alessandro Greco especial para o iG

“Nossas descobertas são surpreendentes, pois mostram uma imagem muito diferente da habitação humana na Amazônia na era pré-Colombo, explicou Crystal McMichael, da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos/Foto: Google Imagens

De acordo com estudos arqueológicos mais recentes, toda a Amazônia já estava ocupada por grandes sociedades humanas antes da chegada de Cristóvão Colombo à América. Mas um trabalho publicado nesta quinta-feira (14) no periódico científico Science mostrou que ao menos a parte oeste da região era esparsamente habitada naquele período.

“Nossas descobertas são surpreendentes, pois mostram uma imagem muito diferente da habitação humana na Amazônia na era pré-Colombo. Pesquisas arqueológicas recentes do leste e do centro da Amazônia, assim como da região de Beni, na Bolívia, documentaram a existência de grandes sociedades humanas naquele período. O conceito popular atual era de que pessoas modificaram a paisagem de grandes áreas da Amazônia. Nossas descobertas sugerem outra coisa, que essas grandes sociedades existiram primariamente em regiões ricas em recursos naturais, como as perto dos grandes rios e das florestas mais secas, que podiam ser queimadas mais facilmente”, explicou ao iG Crystal McMichael, da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, uma das autoras do trabalho.

Último Segundo

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.919 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: