Geral, Mundo, Política

Aliados de Lugo contam com Unasul e Mercosul para impedir impeachment

Secretária do Ambiente do país diz que presidente foi eleito democraticamente e não interessa uma ruptura constitucional

Raphael Gomide - iG Rio de Janeiro

Foto: Norberto Duarte/AFP

A delegação paraguaia presente na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, conta com o apoio da União das Nações Sul-americanas (Unasul) e do Mercosul para tentar neutralizar o início do processo de impeachment contra o presidente do país, Fernando Lugo, aprovado pela Câmara de Deputados, por 73  votos a 1.

A secretária do Ambiente do Paraguai, Sonia Servin, afirmou ao iG, na Rio+20, que “espera o apoio da Unasul e do Mercosul”. “O presidente foi eleito democraticamente e não interessa uma ruptura constitucional. As próximas eleições são só em agosto de 2013. Esperamos ter o apoio da Unasul e do Mercosul”, disse Sonia, que integra a comitiva do governo Lugo na Rio+20.

Tensão: Câmara aprova procedimento de impeachment contra Lugo

O chanceler da Venezuela convocou uma reunião extraordinária para a tarde desta quinta-feira, durante a Rio+20, para tratar emergencialmente da questão do Paraguai.

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, deve ir ao encontro. No fim da manhã desta quinta-feira, antes do anúncio sobre a decisão da Câmara paraguaia, o presidente equatoriano, Rafael Correa, saiu do Riocentro avisando que voltaria imediatamente ao seu país.

Segundo a secretária do Ambiente do Paraguai, o “Parlamento paraguaio está acostumado a agir de forma arbitrária”. Ela também não soube precisar quando se definiria esse processo de impeachment. “Depende. Poderia acontecer a qualquer momento, não se sabe quando. A expectativa era de que essa discussão sobre o impeachment levaria algum tempo e já votaram hoje”, disse Sonia Servin.

Reintegração: Presidente Lugo suspende viagem à Rio+20 por conflito de terra no Paraguai

Segundo ela, camponeses estariam sendo manipulados e levados à capital para pressionar o governo, após a morte de 11 sem-terra e seis policiais em uma violenta reintegração de posse de terra. O Exército estaria atuando de modo a mantê-los fora de Assunção, afirmou a secretária.

Reunião de emergência

A Unasul se reunirá em caráter de urgência no Rio de Janeiro para analisar a situação de Lugo, disse nesta quinta-feira o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que está na capital carioca para participar da Rio+20.

“Nós na Unasul defendemos a democracia e essa posição é fixa e não negociável”, afirmou o mandatário colombiano, ao anunciar o encontro emergencial.

Último Segundo

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Faculdade Immes ganhou uma especialista que vai repassar conhecimento aos futuros assistentes sociais do Amapá. Parabéns professora! Viva Rebecca! No bar do Nego. Live! Daqui a pouco no Bar do Nego, beira rio Macapá. Show de Willian Cardoso e Osmar jr.
Ceara da cuíca 3 de fevereiro.
Mesas 99115-9995

Estatísticas

  • 933,838 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.329 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: