Brasil, Cultura, Geral

Com ‘Valente’, Pixar apresenta a primeira princesa de sua filmografia

Cena de ‘Valente’, nova animação do estúdio Pixar/Divulgação

Primeiro vieram os brinquedos, depois os animais, os super-heróis e os monstros. Mas em “Valente” (“Brave”, no original), pela primeira vez o estúdio Pixar mostra uma princesa, uma figura dominante no cinema de animação desde “A Bela Adormecida”, da Disney.

A Pixar, que construiu sua reputação com filmes que subvertem os padrões da animação tradicional, demorou sete anos para produzir “Brave”, que estreia na sexta-feira (dia 22) nos Estados Unidos e em 20 de julho no Brasil.

O processo foi excepcionalmente longo para um filme, que provocou algumas dores de cabeça nos executivos do estúdio. Por muito tempo eles manifestaram insatisfação com o longa.

Após cinco anos de desenvolvimento, o americano Mark Andrews retomou o controle do projeto das mãos de Brenda Chapman – uma veterana da animação que passou pela Disney e DreamWorks antes de chegar a Pixar -, com o lema “me apresentem uma boa história”, como contou à AFP.

A Pixar, geralmente elogiada pela qualidade dos roteiros, enfrentou um desafio duplo com “Valente”: fazer um filme sobre uma princesa (um gênero trabalhado durante décadas pela Disney, a casa matriz da Pixar) e confiar o papel principal, pela primeira vez na história do estúdio, a um personagem feminino.

Andrews garante que não é mais difícil trabalhar com uma heroína do que com um herói. “Sempre é um desafio, independentemente do personagem, sempre é um problema caracterizá-lo”, disse. “Que o personagem seja um homem, uma mulher, um pássaro ou um lagarto não tem importância. A questão é qual é a mensagem, como provocar empatia no público. Isso sempre é difícil.”

“Valente” segue as aventuras da princesa escocesa Merida, uma jovem de caráter forte que rejeita as tradições familiares, em particular o casamento acertado com um dos herdeiros da corte.

Decidida a convencer a mãe, Elinor, guardiã das tradições, a mudar de ideia, pede a ajuda de uma bruxa, que lança um feitiço sobre a rainha tão poderoso como indesejado e obriga assim Merida a revisar suas prioridades.

Andrews se sentiu cômodo com o universo escocês do filme. “Sou descendente de escoceses e sempre fui fanático pela história da Idade Média”, disse. Antes mesmo da produção, ele usava um kilt (típica saia escocesa) nas festas da Pixar. Também é arqueiro.

Também atuou como assessor oficioso de Brenda Chapman, quando ela ainda estava no comando do filme. E quando recebeu a direção do projeto, “o estúdio sabia que conservaria a honestidade e o amor cultivados por Brenda pela época e o local”, disse.

“Valente”, uma espécie de viagem de iniciação, trata da relação mãe-filha, ao abordar temas como a transformação, a aceitação do outro e o preço a ser pago pela maturidade.

Para Andrews, o centro do conflito entre Merida e sua mãe é que “elas não querem ouvir uma a outra. Querem que a outra renuncie a tudo porque cada uma considera que sua maneira de ver as coisas é, evidentemente, a melhor”.

O filme multiplica as proezas técnicas que caracterizam a Pixar, em particular com a fascinante animação dos cabelos ruivos da princesa e a representação das paisagens escocesas.

Com “Valente”, o estúdio espera deixar para trás o revés sofrido com “Carros 2″ (2011), uma produção que sofreu com a crítica e foi ignorada pelo Oscar, além de ter arrecadado ‘apenas’ US$ 550 milhões em todo o mundo, ou seja, metade do arrecadado por “Toy Story 3″ (2010).

Último Segundo

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Radio e Tv Web Ao vivo!

* 9:30 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 16h O canto da Amazônia

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Ao mestre com carinho.
Segunda meio dia via
radio.chicoterra.com Bolinho de piracuí. Quem quer? Live now on
CHICOTERRA.COM Macapá, clima gostoso de inverno.
Tomara que se prolongue. Baiúca ao vivo 
CHICOTERRA. COM Parabéns Tv Amapá!

Estatísticas

  • 928,604 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.321 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: