Amazônia, Brasil, Ciência e Tecnologia, Educação, Notícias

Ifap classifica alunos para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira do Robótica

Por Alexandre Brito

obramapa

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) classificou uma equipe formada por quatro alunos do câmpus Macapá para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2012 (OBR). A prova prática da seletiva estadual ocorreu no sábado passado (23/6), no ginásio poliesportivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Esta foi a segunda edição da OBR no Amapá, que envolveu 22 equipes compostas por estudantes dos níveis fundamental e médio, das redes pública e privada. Na edição anterior, a equipe do Ifap se classificou em 1º lugar entre as equipes do ensino médio, o que deu direito à instituição de representar o estado na etapa nacional do evento. Este ano, a OBR ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro de 2012, em Fortaleza (CE), juntamente com a Mostra Nacional de Robótica, a Campus Party Brasil (CPB) e o Simpósio Latino-americano de Robótica (LARS).

Na edição deste ano, o Ifap participou da seletiva com duas equipes na categoria ensino médio que, logo na sessão de treinos, já demonstraram que seriam fortes concorrentes ao título estadual. “A perícia na programação dos robôs das equipes do Instituto é fruto de muito treinamento e compromisso dos alunos que, realmente, vem se empenhando na preparação para a Olimpíada, treinando diariamente no contraturno de suas aulas”, diz a professora Érika Bezerra, orientadora da equipes do Instituto.

Todo esse empenho mostrou resultado: as duas equipes inscritas do Ifap se classificaram respectivamente em 1º (Equipe Perseu) e 2º (Equipe Quadcore) lugares entre os times do ensino médio, mantendo o bom desempenho conquistado no ano passado. As duas equipes continuam o treinamento. A Perseu para representar o estado na etapa nacional, e a Quadcore buscando um melhor desempenho na seletiva estadual do ano que vem.

Na etapa prática da OBR, que ocorreu no ginásio poliesportivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), cada equipe teve que programar seu respectivo robô para fazer um percurso que incluía desvios de obstáculos, subida em rampas, além de manobras envolvendo curvas e retas. Para a categoria ensino médio, o nível de dificuldade foi maior, pois seus robôs deveriam ser programados para pegar um objeto com sua garra e depositá-lo em uma área específica, marcada na arena pela Coordenação do evento, simulando uma operação de resgate feita por um bombeiro.

Além da modalidade prática, o Olimpíada Brasileira de Robótica é composta por uma prova escrita que será realizada em 10 de agosto, em todo o Brasil. Poderão participar estudantes matriculados em escolas que façam a inscrição até 03 de agosto, na página eletrônica da OBR. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e utiliza a temática da robótica para estimular jovens a seguir carreias científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem das instituições participantes.

Componentes da Equipe Perseu:

Helder Barbosa

Rafael Cavalcante

Eller Souza

Andrew Oliveira

Componentes da Equipe Quadcore:

João Vitor Garcia

Everton Coelho

Mardoqueu Oliveira

Lucas Araújo

Links relacionados:

www.obr.org.br

www.sbr2012.org

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.907 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: