Brasil, Mundo, Política

Golpe no Paraguai: “Uma afronta ao processo democrático”, diz Randolfe

O Brasil irá apoiar a suspensão do Paraguai da Cúpula do Mercosul e da Unasul, porém não irá impor nenhum tipo de sanção comercial ou  e paralisações de projetos em andamento, que prejudique o povo Paraguaio.  Essa foi a informação dada pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, ao senador Randolfe Rodrigues, a outros senadores e deputados e representantes de movimentos sociais na manhã desta quarta-feira (27) no Itamaraty.

“Se continuarmos sem fazer nada e sem reação, daqui a pouco vamos achar normal quebrar a ordem democrática e depor um governo eleito no Brasil. Queremos que o governo brasileiro, a exemplo de outros governos, como o da Argentina e da Venezuela, condene essa afronta ao processo democrático que ocorre no Paraguai, conquistado com muito sangue e suor na América Latina”. declarou Randolfe.

Durante o encontro, Patriota recebeu uma moção de repúdio ao Golpe de Estado contra o presidente Fernando Lugo.  O documento é assinado por movimentos sociais, entidades da sociedade civil e parlamentares brasileiros.  As organizações sociais também pediram a ação brasileira para que a Venezuela seja integrada ao bloco do Mercosul.

“Nós estamos em defesa da democracia e, desta forma, estendemos a nossa solidariedade ao povo paraguaio que resiste à destituição ilegítima e antidemocrática, que afronta todos os povos da América Latina e Caribe que lutam por justiça social”, disse Alexandre Conceição, integrante da coordenação nacional do MST. Os movimentos da Via Campesina continuam se mobilizando em todo o Brasil. Nesta quinta (28), 16 horas, na Avenida Paulista esquina com a Augusta em São Paulo, ocorre mais um ato em solidariedade ao povo paraguaio, em defesa da democracia e pelo restabelecimento do governo de Fernando Lugo.

Mesmo sem prever sanções ao Paraguai, Patriota ressaltou que o Brasil considera que “houve ruptura da plena vigência da democracia no Paraguai. Não houve o direito à defesa. O procedimento adotado compromete a democracia pelo não direito à defesa”. Para o ministro, é necessário que o pais vizinho seja tomado pelo que ele chamou de “vírus da democracia”. “O Paraguai convive com estruturas fundiárias arcaicas, oligopólios e setores que não concordam com processos políticos mais plurais. Os movimentos sociais podem ajudar no compartilhamento da experiência brasileira de desenvolvimento econômico e social”, disse.

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Um comentário sobre “Golpe no Paraguai: “Uma afronta ao processo democrático”, diz Randolfe

  1. Já que são especialistas em democracia, por que o mesmo tratamento de vocabulário não é dirigido à Cuba?

    Publicado por Mariano Miranda | 06/28/2012, 12:14

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Radio e Tv Web Ao vivo!

* 9:30 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 16h O canto da Amazônia

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Ao mestre com carinho.
Segunda meio dia via
radio.chicoterra.com Bolinho de piracuí. Quem quer? Live now on
CHICOTERRA.COM Macapá, clima gostoso de inverno.
Tomara que se prolongue. Baiúca ao vivo 
CHICOTERRA. COM Parabéns Tv Amapá!

Estatísticas

  • 927,260 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.319 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: