Amazônia, Brasil, Cidades, Política

Eleições 2012: em Macapá, PSB/PT fazem convenção neste sábado

A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido dos Trabalhadores (PT), de Macapá, acontece neste sábado (30), às 9h, na Escola Estadual Azevedo Costa, no bairro do Laguinho. É neste dia que os candidatos a vereadores, vice-prefeito e prefeita serão formalmente reconhecidos. A partir do dia 7 de julho as campanhas eleitorais poderão ser iniciadas.

A pré-candidata a prefeita da coligação PSB/PT é Cristina Almeida, atual deputada estadual do PSB. Conhecida pela sua militância nos movimentos sociais, defensora dos direitos das mulheres e dos afrodescendentes, ela já foi vereadora do município de Macapá e tem o reconhecimento do seu trabalho feito em parceria com a população amapaense, através do Projeto Gabinete Itinerante, onde se reunia com os moradores dos bairros da cidade e, pelo voto deles, eram decididos seus requerimentos e projetos para serem apresentados à Câmara de Vereadores. Essa parceria continuou na Assembleia Legislativa.
Ao seu lado, como pré-candidato a vice-prefeito, está o representante do Partido dos Trabalhadores, Edivandro João Vilhena de Oliveira, também militante de movimentos sociais, que atuou por muitos anos defendendo os direitos dos jovens amapaenses. É conhecido como Van Vilhena.

Confirmaram presença na convenção, o governador Camilo Capiberibe, a vice-governadora Dora Nascimento, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB), o deputado estadual Aguinaldo Balieiro (PSB), o senador da República João Alberto Capiberibe, que é o presidente regional do PSB e Lideranças Nacionais como Mari Machado – Secretária Especial da Executiva Nacional do PSB, Valneide Santos e Domingos Barbosa ambos da Executiva Nacional da Negritude Socialista Brasileira, Serginho Cardoso – Presidente Nacional da Juventude Socialista Brasileira, Welinton Melo – Coordenador Nacional de Projetos do Movimento LGBT.
A coordenação do evento convida a todos correligionários e a sociedade macapaense a prestigiarem e conhecerem os candidatos e suas propostas para tornar o município de Macapá, um lugar melhor para viver.
“Nossa Expectativa é reunir toda militância e simpatizantes em prol da Macapá que queremos. Da Macapá , com uma gestão de seriedade e responsabilidade, resgatando o orgulho de sermos Macapaenses,” ressalta Claudio Pinho, secretário de mobilização do PSB.

Perfil dos pré-candidatos a Prefeitura de Macapá

Cristina Almeida, amapaense legítima, filha de Luiza do Rosário Almeida e Lourenço Tavares de Almeida. Estudou na Escola Estadual Azevedo Costa e é graduada em Administração de Empresas. É servidora pública concursada da Assembleia Legislativa do Amapá e já ocupou vários cargos na administração pública como secretária Estadual de Indústria e Comércio (Seicom), secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat – Macapá), além de superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/AP).

Em 2008, Cristina Almeida foi eleita vereadora do Município de Macapá. Em 2010, Cristina Almeida foi eleita deputada estadual.

Edivandro João Vilhena de Oliveira, 36 anos, conhecido no partido dos trabalhadores, como Van Vilhena, é acadêmico de administração pública. Aos 20 anos filiou-se no partido dos trabalhadores (PT), militante atuante, sempre esteve a frente das lutas em prol da classe trabalhadora, teve como principal bandeira a luta pelos direitos da juventude, se destacando na defesa pela lei da meia passagem, hoje uma realidade para a classe estudantil do município de Macapá. Sempre engajado nas lutas em defesa da ética e contra a corrupção.

Sobre Chico Terra

A la Glauber Rocha, o genial visionário do Cinema Novo que tinha uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, Chico Terra tinha há 14 anos um velho computador, uma câmera fotográfica e uma inquietação invulgar, que o ofício de músico não dava conta de sossegar. Chico, é preciso esclarecer, é observador de esquina, desses que repara imagens, muitas imagens, em fração de segundos. Tornou, por isso, o passatempo de fotógrafo – cultivado em Minas Gerais desde os anos 1970, quando ainda era operário da Fiat – em profissão. Pois não é que o Chico operário-fotógrafo-músico, decidiu virar, desculpem o palavrão, webdesigner. Desenhou e pôs no ar, em 11 de novembro de 2000, o Amapá Busca. Desde então, eremita na mesmíssima casa onde nasceu e à qual voltou após a longa temporada mineira, Chico divide atenção entre sobreviver sem o conforto de bens materiais e prestar inestimável serviço à cultura do Amapá. Pelo sítio de Chico, já passaram seguramente todos os músicos amapaenses – a quem dedica admirável amizade e intransigente defesa. Já passaram, também, por conta dessa fidelidade, manifestações indignadas contra gente que, vendo artista com vassalo, insiste em relegar a democratização da cultura ao segundo plano ou a reservar o primeiro plano a uns poucos protegidos. Amapaense da gema, Chico cria e encampa teses, reclama e elogia, exibe rico acervo fotográfico e dá voz, não raro sendo ele mesmo porta-voz, à divergência. Já deve ter sido confundido com ativista político submisso a alguma legenda, coisa que efetivamente nunca foi. Na verdade, Chico tem lado, não sabe ficar em cima do muro e opina muito, agradando a gregos e chateando a troianos. Num cantinho da casa que o seu Antonio Almeida construiu nos anos 1930, ao lado de uma janela que joga a luz da manhã no recinto, está o computador velho de guerra do múltiplo Chico. É ali que, quase sempre alta madrugada, em missão solitária, o operário-fotógrafo-músico-repórter senta para escrever, feliz, páginas de seu tempo. Vida longa, pois, Chico Terra! (Euclides Farias)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.254 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: