Amazônia, Brasil, Notícias, Saúde

Campanha contra paralisia infantil encerra nesta sexta-feira

Em Santana, meta era imunizar 10.464 crianças menores de cinco anos. Mais de sete mil doses já foram aplicadas

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil encerra nesta sexta-feira (6). No Amapá 59.683 mil crianças já foram vacinadas, o que representa 84,42% do total de zero a cinco anos. No município de Santana, das 10.464 crianças a serem vacinadas, 7.776 já receberam a dose, o que corresponde a 74,31% de cobertura vacinal. A vacina continua disponível em mais de dez Unidades de Saúde do município.

De acordo com dados do último Boletim do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Santana já vacinou 1.708 crianças menores de um ano de idade, alcançando 82,35%% de cobertura vacinal. Já as crianças com um ano de idade, foram vacinadas 1.469 (70,83%), 1.435 crianças de dois anos (67,88%), 1.529 crianças com três anos (73,09%) e 1.635 com quatro anos (77,49%), totalizando 7.776 crianças menores de cinco anos imunizadas.

“Pedimos aos pais que ainda não levaram seus filhos na Unidade de Saúde, para que fiquem atentos ao prazo que encerra nesta sexta-feira (6). Levem a carteirinha de vacinação para que seja atualizada. A vacinação contribui com prevenção da doença e garante a saúde das crianças” ressaltou a diretora do Departamento de Imunização de Santana, Socorro Lopes.

Em 2011, o resultado da campanha foi considerado positivo, o município de Santana vacinou 10.603 crianças, correspondendo a 101,33% de cobertura vacinal. Já na segunda etapa conseguiu imunizar 11.788 crianças, representando 102,7% de cobertura.

Poliomielite

Também conhecida como paralisia infantil, a doença é transmitida pelo poliovírus e a infecção ocorre principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança infectada não morre, mas adquire lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é considerada erradicada no país desde o início dos anos 1990. O último caso registrado no Brasil foi em 1989 e no continente americano em 1991, no Peru.

Confira alguns postos de vacinação em Santana

Unidade de Saúde Ilha de Santana

Centro de Saúde Área Portuária

Posto de Saúde Antonio Serieiro

Centro de Convivência Açucena

Unidade de Saúde Igarapé da Fortaleza

Unidade de Saúde Dr. Iaci Alcantara

Unidade de Saúde Parque das Laranjeiras

Unidade de Saúde Jardim do Paraíso

Centro de Referência em Saúde da Mulher

Policlínica Dr.Alberto Lima

 

COMUC/PMS

Sobre Chico Terra

Está a venda ao preço de R$30 o CD duplo de música e fotografia do autor deste sítio, CHICOTERRA.COM na loja OnLine. A destinação dos recursos adquiridos são para a manutenção deste espaço gratuito e democrático. Acesse http://chicoterra.com/baiuca e adquira o seu.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.172 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: