Brasil, Geral, Política

Por unanimidade, CCJ aprova parecer sobre relatório contra Demóstenes Torres

Foto: Arquivo O Globo

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram, nesta quarta-feira (4), o parecer do senador Pedro Taques (PDT-MT). Ele avaliou que o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), recomendando a cassação de Demóstenes Torres (Sem partido-GO), seguiu todos os ditames legais, regimentais e constitucionais. Com isso, agora os senadores julgarão o destino de Demóstenes no plenário da casa na próxima quarta-feira (11).

A decisão foi unânime, contando com o apoio dos 22 parlamentares presentes. O advogado de Demóstenes Torres, Antonio Carlos de Almeida, o Kakay, se pronunciou antes da votação, que foi aberta e nominal.

No plenário, a maioria simples (41 dos 81 senadores)definirá se Torres perderá ou não seu mandato, por conta de seu envolvimento com a quadrilha do contraventor Carlinhos Cachoeira. Apesar de não assumir publicamente, a defesa conta com a votação no plenário, que é secreta, para reverter a tendência de condenação, mostrada agora pelos parlamentares.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) adotou um tom duro contra o colega indiciado. Para ela, Demóstenes o tempo todo tentou enganar e manipular o Congresso, o que teria sido “uma surpresa gigantesca”:

“É uma pessoa com duas personalidades, com a capacidade de mentir, de enganar e de manipular. Ontem (3), fez um discurso apelando ao coração dos senadores. É uma tentativa de comoção pela vitimação”, avaliou.

Marta ainda afirmou que o senador sabia “das atividades ilícitas” de Cachoeira e chegou a ser “um braço legislativo” da quadrilha.

“Demóstenes não tem lugar nesta casa”, disse ela, ao fim de seu aparte.

Diversos parlamentares reconheceram a admiração que nutriam por Demóstenes e elogiaram os trabalhos de Humberto Costa e Pedro Taques ao avaliarem a questão. Foi o caso do também petista Jorge Viana (AC)

“Não encontrei aqui alguém que me passasse mais competência a lidar com o regimento e as matérias constitucionais que o senador Demóstenes. O senador Humberto Costa desde o início tomou todos os cuidados, dedicou seu mandato durante o período e fez um relatório muito elogiado por todos”, lembrou.

Magno Malta (PR-ES), um dos senadores que inicialmente manifestaram apoio a Demóstenes, se defendeu. Ele comparou a situação no Congresso a um acidente de trânsito:

“Quando você vê um acidente, você socorre o motorista, não pergunta se ele está preso. Não é porque você socorreu um motorista bêbado no primeiro momento, que não concorda com uma punição a ele”, argumentou.

“Cassamos um senador porque mentiu sobre a questão do TRT. O ACM, presidente do Senado, renunciou para não ser cassado. O mesmo aconteceu com Arruda, com Jader Barbalho, que também era presidente desta casa. Ali, na outra comissão está outro Senado, composto até mesmo por alguns que estão aqui hoje. A CPI está uma indecência, é uma coisa hipócrita”.O gaúcho Pedro Simon (PMDB) fez uma longa explanação sobre o atual estado de coisas no Congresso Nacional. Ele afirmou que se orgulhava daquela casa que havia aprovado por unanimidade no Conselho de Ética e também o que estava presente à reunião da CCJ.

“Há dois Senados”, afirma Pedro Simon

O gaúcho Pedro Simon (PMDB) fez uma longa explanação sobre o atual estado de coisas no Congresso Nacional. Ele afirmou que se orgulhava daquela casa que havia aprovado por unanimidade no Conselho de Ética e também o que estava presente à reunião da CCJ.

“Cassamos um senador porque mentiu sobre a questão do TRT. O ACM, presidente do Senado, renunciou para não ser cassado. O mesmo aconteceu com Arruda, com Jader Barbalho, que também era presidente desta casa. Ali, na outra comissão está outro Senado, composto até mesmo por alguns que estão aqui hoje. A CPI está uma indecência, é uma coisa hipócrita”.

Via Jornal do Brasil

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Flagra de pura ternura. Faculdade Immes ganhou uma especialista que vai repassar conhecimento aos futuros assistentes sociais do Amapá. Parabéns professora! Viva Rebecca! No bar do Nego. Live! Daqui a pouco no Bar do Nego, beira rio Macapá.

Estatísticas

  • 934,387 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.330 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: