Amazônia, Brasil, Cultura

Amapá é selecionado no projeto Dramaturgias Urgentes

O Ministério da Cultura e Banco do Brasil, divulgaram na última semana os vencedores do concurso Dramaturgias Urgentes, projeto que propõe a dramaturgos brasileiros que radiografem nossa sociedade em textos teatrais inéditos. Trata-se primeiramente de um concurso nacional temático de peças curtas, provocando e estimulando um entrelaçamento entre arte e sociedade.

Dentre os 95 textos que concorreram ao Tema Um, “A nova classe média brasileira: os emergentes”, apenas seis foram selecionados e dentre eles, o amapaense Joca Monteiro, com o texto “A Visita”.

Produtor cultural, ator e gestor do Palco Fora do Eixo no Amapá – frente de artes cênicas da rede Fora do Eixo – Joca terá seu trabalho apresentado pela Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP), com a leitura de três textos (Os inesteriotipáveis – de James Hermínio; Produtos Perecíveis – de Flávio Goldman; A visita – de Joca Monteiro). Após as leituras, será realizado um debate com as presenças do diretor e do elenco.

“Eu fiquei sabendo do concurso poucos dias antes do encerramento e pensei em não participar, pois escrever para mim é criação pessoal, não gosto de escrever por encomenda, gosto de conceber e criar, no entanto me senti desafiado a escrever sobre o tema proposto e em tão pouco tempo”, explicou Joca Monteiro. E completou:  “Fiquei estimulado ao saber que os 30 melhores textos ganhariam um parecer técnico que iria contribuir com a minha arte, coisa que eu prezo muito. Surpreendi-me com o resultado e sei que tem um significado muito importante para a dramaturgia amapaense. Estou fazendo história. Deixo um agradecimento especial a Casa e Família Fora do Eixo por investir no meu banco de estímulo e em especial ao Paulo Rocha que revisa meus textos e é um grande parceiro”, finalizou.

A visita

Sinopse: Janari e Cida formam um casal que migrou recentemente para classe média e ainda estão se acostumando com a nova vida. O maior problema do casal é entender a empregada recém-contratada Dasdores que confunde o casal com seus medos. A família recebe a visita de João Pena, o patriarca veio conhecer a nova vida que seu filho leva.

Fora do Eixo e Casa Fora do Eixo Amapá

A Casa Fora do Eixo Amapá é um espaço múltiplo que funciona como moradia, escritório, fruição e hospedagem solidária, responsável por receber constantemente agentes culturais de todo o país interessados em trocar experiências e conhecimento. Entre suas metas constam promover o intercâmbio de conhecimentos em todos os estados que abrigam pontos fora do eixo na perspectiva de descentralizarmos a gestão e implementar a tecnologia social da rede nos cenários locais, a partir de casas de vivência por todo país. E também, articular financiamentos junto à iniciativa privada, representando os empreendimentos na articulação dessa missão.

A CAFE-AP é ligada a rede Fora do Eixo rede de trabalho formado por mais de 90 pontos em todo o país, que realiza uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais.”


Assessoria de Comunicação

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Toca Amazônia agora na tv web
Via CHICOTERRA.COM Flagra de pura ternura. Faculdade Immes ganhou uma especialista que vai repassar conhecimento aos futuros assistentes sociais do Amapá. Parabéns professora! Viva Rebecca! No bar do Nego. Live!

Estatísticas

  • 934,796 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.330 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: