Brasil, Economia, Política

Lobão fala em alta da gasolina e ação da Petrobras sobe

Os ganhos nos papéis da estatal, contudo, seguem tendência registrada desde que a Petrobras fez uma espécie de “faxina contábil” após anunciar o primeiro prejuízo

Brasília/Rio de Janeiro – As ações da Petrobras operavam em forte alta nesta quarta-feira, repercutindo a fala do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a possibilidade de mais um aumento no preço da gasolina neste ano.

Os ganhos nos papéis da estatal, contudo, também seguiam tendência registrada desde que a Petrobras fez uma espécie de “faxina contábil” após anunciar o primeiro prejuízo em mais de 13 anos, e depois de a diretoria reafirmar que buscará novos aumentos nos derivados em busca da paridade para os preços do combustíveis, segundo analistas ouvidos pela Reuters.

Às 13h40, o papel preferencial subia 4,4 por cento, a 21,15 reais, e o ordinário tinha alta de 5,3 por cento, a 22,12 reais. Enquanto isso, o principal índice de ações da Bovespa subia 1,8 por cento.

A alta ocorria apesar de Lobão ter destacado que não há nada definido sobre o aumento.

“Existe a possibilidade, não existe a decisão”, disse o ministro a jornalistas, acrescentando que o aumento é importante para a saúde financeira da Petrobras.

A alta está sendo discutida pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério de Minas e Energia, segundo Lobão, para que primeiro se chegue a um número ante de se tomar a decisão.

Por outro lado, o ministro admitiu a orientação do governo de esperar um pouco para realização do aumento de forma a não haver impacto na inflação.

Segundo o ministro, o aumento que foi dado no preço da gasolina em junho, de 7,8 por cento , não chegou ao consumidor em função da redução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), mas ele não compensa a defasagem que a Petrobras tem em relação aos preços internacionais.

Um novo aumento na gasolina agora acabaria tendo efeito na inflação, considerando que a Cide foi zerada.

A defasagem dos preços dos combustíveis foi apontada como um dos motivos, mas não o principal, para o prejuízo registrado pela estatal no segundo trimestre, o primeiro em mais de 13 anos.

“Não vislumbramos nenhum instrumento que socorra (a Petrobras), senão um aumento”, disse o ministro. “Mas a preocupação com o governo na inflação também é permanente”, completou.

Via Exame

Sobre Chico Terra

Adquira o CD Fotografias da Amazônia de Chico Terra ao preço de R$20,00 e ajude na manutenção deste espaço de informação que é seu. Contato WhatsApp 96 99118-6505 ou baixe app.vc/chicoterra

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias da Amazonia

Magazine Chico Terra

Magazine Chico Terra

Faça suas compras no conforto do seu lar com o máximo de confiabilidade. Experimente agora!

Podcasts&Programas

Na Baiúca do Chico Terra

Sai do meio, capeta! Dói! Mais coisa boa pra fazer dia 30. Veja entrevista com Aroldo Pedrosa na Tv web do CHICOTERRA.COM

Onde estamos

WhatsApp +55 96 99118-6505

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 6.357 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.357 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: