Amazônia, Brasil, Política

A gestão eficiente para o desenvolvimento

Quem conhece o Amapá constata claramente os avanços obtidos durante apenas um ano e meio da gestão do PSB e do PT, do governador Camilo, da vice Dora e toda a equipe de governo.

Do último colocado na execução das obras do PAC, em 2010, o Amapá agora é o 4º maior realizador de todo o país, superando grandes estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O estado tinha ficado fora do PAC 2 por que a prefeitura e o governo dos Góes não concluíra nenhuma obra do PAC 1. Era constrangedor para mim e para toda a bancada do Amapá chegar à gerência do programa e ouvir somente referências ruins ao governo passado e à prefeitura da capital. Com muito esforço de toda a equipe, o governador Camilo conseguiu incluir o estado no PAC, superou a imagem negativa que o país tinha do Amapá e, em 18 meses figuramos entre os mais eficientes do Brasil.

Dentro do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá – o PROAMAPÁ, o Governo retomou obras importantes, como a conclusão da BR 156, a rodovia Norte/Sul e a AP 070; paralisadas durante todo um governo, as obras no acesso à ponte binacional estão retomadas e concluídas em breve, facilitando o intercâmbio com o departamento francês da Guiana, nossa fronteira com a Europa. Está concluindo os Hospitais Estadual de Santana, o do Oiapoque e o de Laranjal do Jari; está construindo a nova feira do pescado e reformando o Estádio Zerão; reformou 98 escolas e está construindo outras 46; estão sendo trocados 67 quilômetros das redes de distribuição de água na capital e melhorado o serviço nos municípios do estado; já começaram as obras para instalar a rede de fibra ótica que levará a internet banda larga da Guiana ao Amapá e executado o maior programa de habitação da história do Amapá – o conjunto Macapaba, o conjunto Aturiá e o conjunto Congós – um investimento de R$ 200 milhões para construir mais de 5 mil novas moradias. Os vencimentos dos servidores estão tendo recomposição salarial para recuperar perdas de anos anteriores.

O governador Camilo cumpre outro compromisso de campanha, acertado com os professores da rede estadual. Já foram entregues computadores portáteis para cerca de 300 professores. Ao todo, 7 mil e 500 professores receberão os notebooks do Programa Professor Conectado, um investimento de R$ 15 milhões e 886 mil.

Foram entregues computadores portáteis durante a inauguração da Escola Estadual Professora Jacinta Carvalho, que atenderá 2 mil adolescentes. Justa homenagem a uma educadora por excelência que partiu tão jovem. Também receberam computadores 40 professores que trabalham no Arquipélago do Bailique, a 12 horas de barco da capital, que volta a ter energia durante 24 horas por dia.

Por isso, desde o início do ano passado, o Amapá lidera o ranking nacional da geração de empregos com carteira assinada. A taxa dos últimos 12 meses supera todos os estados brasileiros: aumento de 11,41%. Só neste ano foram criados 1.475 novos postos.

Destaco a atenção às mulheres vítimas de escalpelamento por meio das campanhas de prevenção aos acidentes e do mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, em convênio com a Defensoria Pública da União e a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas – custeadas totalmente pelo governo do estado; o mutirão de cirurgias ortopédicas e a retomada do programa Visão para Todos, em andamento.

Ações integradas, coordenadas e eficientes que revelam que o Amapá vive um grande momento, de desenvolvimento e inclusão social. Em apenas 18 meses, o Amapá está cada dia melhor, com realizações que levam qualidade e tornam mais feliz a vida da população.

*Janete Capiberibe é deputada federal no 3º mandato eleita pelo PSB do Amapá

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Flagra de pura ternura. Faculdade Immes ganhou uma especialista que vai repassar conhecimento aos futuros assistentes sociais do Amapá. Parabéns professora! Viva Rebecca! No bar do Nego. Live! Daqui a pouco no Bar do Nego, beira rio Macapá.

Estatísticas

  • 934,239 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.330 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: