Amazônia, Brasil, Gastronomia

1º Festival Gastronômico de Peixe do Mar no Meio do Mundo será atração da Expofeira do Amapá

O 1º Festival Gastronômico de Peixe do Mar no Meio do Mundo será realizado no período de 31 de agosto a 9 de setembro no Parque de Exposições da Fazendinha, durante a 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá. O evento é promovido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O objetivo do Festival é incentivar o consumo de pescado pela população local e o turismo promovendo a divulgação e comercialização de quatro espécies de peixes como: corvina, uritinga, gurijuba e rosado, informando aos participantes a riqueza de cardume da costa amapaense, onde há uma grande concentração de pescado ainda não explorada, culminando na falta de hábito de consumo por parte da população local.

A meta é comercializar, durante a realização Expofeira, cerca de quatro toneladas de pescado e oferecer quarenta mil degustações. As delícias serão disponibilizadas por 20 dos melhores restaurantes de Macapá, a preços populares, no valor de R$ 5. Na ocasião, haverá distribuição de livros de receitas dos pratos apresentados para o incentivo do consumo das espécies e apresentação cultural, tudo para o bem-estar dos visitantes.

A secretária da Setur, Helena Colares, explicou que a atividade pesqueira no Amapá envolve 15 mil pescadores, com aproximadamente 50 mil pessoas dependendo diretamente da geração desses empregos. Considerando esses dados, torna-se prioritária a implantação das políticas de desenvolvimento do setor pesqueiro na região costeira atlântica ou oceânica amapaense, que compreende os municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá.

“A produção estimada de pescado em 2010 no Amapá foi de aproximadamente 21 mil toneladas. Dessa forma, o setor pesqueiro assume um importante papel socioeconômico, na ocupação de recursos humanos, gerando renda e ofertando alimentos para a população. Por outro lado, a gastronomia é fundamental para o setor turístico”, salientou Helena.

A expectativa é de que o Festival atraia um público de quatro mil pessoas por dia, entre amapaenses e turistas de outras regiões do país e até do exterior.

Cristiane Mareco/Secom

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Radio e Tv Web Ao vivo!

* 9:30 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 16h O canto da Amazônia

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Ao mestre com carinho.
Segunda meio dia via
radio.chicoterra.com Bolinho de piracuí. Quem quer? Live now on
CHICOTERRA.COM Macapá, clima gostoso de inverno.
Tomara que se prolongue. Baiúca ao vivo 
CHICOTERRA. COM Parabéns Tv Amapá!

Estatísticas

  • 927,428 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.319 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: