Amazônia, Brasil, Economia, Polícia

Peixe: o golpe do sangue novo em guelra velha

Paulo Ronaldo Almeida

Para saber se o peixe é fresco basta dar uma olhada na guelra. Se ela estiver vermelhinha, ele está ótimo para consumo, certo? Errado. Nas principais feiras de Macapá a prática de colocar sangue de porco para enganar o consumidor é algo muito comum, além de ser um atentado à saúde pública.

Antônio Silva, de 56 anos, trabalha desde criança pescando e é enfático ao afirmar: “o peixe que chega às feiras está congelado há pelo menos seis dias. Logo, é impossível a guelra ficar com aquela coloração como se o peixe tivesse sido fisgado há poucas horas”, revela Silva.

Na Feira do Perpétuo Socorro ninguém comenta sobre o assunto, mas o litro do sangue do porco custa R$ 5. Um vendedor de peixe, que pediu para não ser identificado, informou que os feirantes começam a passar sangue na guelra a partir das 4h da manhã, antes da chegada dos clientes. “Não todos, mas a maioria faz isso. Uma lata com sangue e pincel fica bem escondidinha”, comenta o vendedor.

O detalhe é que essa prática pode levar o consumidor a contrair toxoplasmose e teníase, doenças transmitidas pelo porco.

Mas afinal, como saber se o peixe está bom para o consumo ou não?

O primeiro passo é desconfiar sempre que ver um peixe congelado com a guelra quase que escorrendo sangue ou com o sangue coagulado. Depois seguir algumas dicas como verificar se as escamas estão bem presas ao corpo, a carne também deve ser firme ao ser pressionada, não mole, os olhos devem ter um aspecto brilhante, as pupilas devem ser pretas e as córneas, transparentes.

Paulo Ronaldo de Almeida

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2825-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Relaxando corpo e mente

Entrevista

Lançamento

Instagram do Chico Terra

Boa tarde, se liga que O Canto da Amazônia ta no ar via CHICOTERRA.COM Aualize-se vendo a obra prima de Osmar Junior
CHICOTERRA.COM Se liga que O Canto da Amazônia está no ar via CHICOTERRA.COM Jornalistas por formação. e convicção. A máfia do DNPM no Amapá foi alcaçadaa pelo MPF. Os indígenas e a natureza agradecem. Ko Apagão na UTI neonatal da maternidade Mãe Luzia em Macapá, prova que o Amapá, agora interligado ao SIN, só vai mandar energia pra fora do estado. Uma vergonha!

Estatísticas

  • 987,836 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.550 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: