Amazônia, Brasil, Economia, Polícia

Peixe: o golpe do sangue novo em guelra velha

Paulo Ronaldo Almeida

Para saber se o peixe é fresco basta dar uma olhada na guelra. Se ela estiver vermelhinha, ele está ótimo para consumo, certo? Errado. Nas principais feiras de Macapá a prática de colocar sangue de porco para enganar o consumidor é algo muito comum, além de ser um atentado à saúde pública.

Antônio Silva, de 56 anos, trabalha desde criança pescando e é enfático ao afirmar: “o peixe que chega às feiras está congelado há pelo menos seis dias. Logo, é impossível a guelra ficar com aquela coloração como se o peixe tivesse sido fisgado há poucas horas”, revela Silva.

Na Feira do Perpétuo Socorro ninguém comenta sobre o assunto, mas o litro do sangue do porco custa R$ 5. Um vendedor de peixe, que pediu para não ser identificado, informou que os feirantes começam a passar sangue na guelra a partir das 4h da manhã, antes da chegada dos clientes. “Não todos, mas a maioria faz isso. Uma lata com sangue e pincel fica bem escondidinha”, comenta o vendedor.

O detalhe é que essa prática pode levar o consumidor a contrair toxoplasmose e teníase, doenças transmitidas pelo porco.

Mas afinal, como saber se o peixe está bom para o consumo ou não?

O primeiro passo é desconfiar sempre que ver um peixe congelado com a guelra quase que escorrendo sangue ou com o sangue coagulado. Depois seguir algumas dicas como verificar se as escamas estão bem presas ao corpo, a carne também deve ser firme ao ser pressionada, não mole, os olhos devem ter um aspecto brilhante, as pupilas devem ser pretas e as córneas, transparentes.

Paulo Ronaldo de Almeida

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Toca Amazônia agora na tv web
Via CHICOTERRA.COM Flagra de pura ternura. Faculdade Immes ganhou uma especialista que vai repassar conhecimento aos futuros assistentes sociais do Amapá. Parabéns professora! Viva Rebecca! No bar do Nego. Live!

Estatísticas

  • 934,796 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.330 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: