Brasil, Cidades, Economia, Geral

Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, revela estudo

Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média

Foto: G1

O estudo ‘Vozes da Classe Média’, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), revela que o Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, ou seja, 53% da população. Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média no país. Outro dado importante é que quase 80% dos novos integrantes da classe média são negros.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, disse que a pesquisa é uma forma de o governo e a sociedade conhecerem a classe média do país. “Temos 35 milhões de pessoas entrando para a classe média. A pobreza no país caiu de 27% para menos de 15% em 2012. A extrema pobreza, que é um dos desafios do governo, passou de 10% da população para menos de 5% da população. Em torno de 18 milhões de empregos foram criados neste período”, disse.

Segundo o estudo, a classe com renda familiar per capta que varia entre R$ 291 e R$ 1.019 acessa mais os serviços particulares, como escolas e planos de saúde. Na classe baixa, 5% possuem convênios médicos, na classe média esse percentual chega a 24%.

Os dados também mostram que a renda de 40% da classe média vem do trabalho, sendo que 50% trabalham mais de 40 horas semanais.

Quando o assunto é economizar, a classe média poupa mais que a classe baixa (32% contra 24%) e menos que a classe alta, que poupa em media 51%.

Com relação aos estudos, a SAE aponta que 14% dos jovens da classe média estão em escolas particulares. Já nas universidades, eles representam apenas 7% dos alunos.

O estudo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ambas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Data Popular.

Jornal do Brasil

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2508-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Radio e Tv Web Ao vivo!

* 9:30 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 16h O canto da Amazônia

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música da semana

Instagram do Chico Terra

Bolinho de piracuí. Quem quer? Live now on
CHICOTERRA.COM Macapá, clima gostoso de inverno.
Tomara que se prolongue. Baiúca ao vivo 
CHICOTERRA. COM Parabéns Tv Amapá! No ar Instrumental &tal
Via CHICOTERRA.COM
Aprecie sem moderação!

Estatísticas

  • 927,195 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.319 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: