Brasil, Cidades, Economia, Geral

Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, revela estudo

Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média

Foto: G1

O estudo ‘Vozes da Classe Média’, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), revela que o Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, ou seja, 53% da população. Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média no país. Outro dado importante é que quase 80% dos novos integrantes da classe média são negros.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, disse que a pesquisa é uma forma de o governo e a sociedade conhecerem a classe média do país. “Temos 35 milhões de pessoas entrando para a classe média. A pobreza no país caiu de 27% para menos de 15% em 2012. A extrema pobreza, que é um dos desafios do governo, passou de 10% da população para menos de 5% da população. Em torno de 18 milhões de empregos foram criados neste período”, disse.

Segundo o estudo, a classe com renda familiar per capta que varia entre R$ 291 e R$ 1.019 acessa mais os serviços particulares, como escolas e planos de saúde. Na classe baixa, 5% possuem convênios médicos, na classe média esse percentual chega a 24%.

Os dados também mostram que a renda de 40% da classe média vem do trabalho, sendo que 50% trabalham mais de 40 horas semanais.

Quando o assunto é economizar, a classe média poupa mais que a classe baixa (32% contra 24%) e menos que a classe alta, que poupa em media 51%.

Com relação aos estudos, a SAE aponta que 14% dos jovens da classe média estão em escolas particulares. Já nas universidades, eles representam apenas 7% dos alunos.

O estudo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ambas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Data Popular.

Jornal do Brasil

Sobre Chico Terra

Este site é independente e sobrevive de pequenos anúncios e doações. Deposite qualquer quantia na conta Banco do Brasil AG2825-8 CC38020-2 e colabore para a manutenção deste espaço independente da cultura e informação da Amazônia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

)))) Ouvir rádio web ((((

Twitter * 9:00 Canta Amazônia * Meio dia Instrumental & Tal * 13h Brasil Musical * 16h O canto da Amazônia

Parceiro

Relaxando corpo e mente

Lançamento

Música do Ano

Instagram do Chico Terra

Comer tambaqui de 9 reais ouvindo Nonato Leal nao tem preço.
CHICOTERRA.COM Obrigado prefeito Clecio.
Hoje tem tambaqui de 9 reais no almoço!!!! Atuallize-se! O PT rouba a Petrobras
Os combustíveis sobem
Caminhoneiros protestam
Dilma manda soltar bombas em mulheres e crianças. #fato Realidade contraria estudos divulgados pela defesa civil. Enchentes no Amapá.

Estatísticas

  • 977,199 visitas únicas desde 23/04/2012
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.550 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: