Recírio encerra o Círio de Nazaré 2012 em Macapá

A procissão das luzes acontece tradicionalmente, após o encerramento do novenário do Círio de Nazaré, no 9º dia posterior à grande procissão da padroeira da Amazônia.

É o momento em que os devotos fazem suas orações à Deus e agradecimentos finais, já que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sai igreja Jesus de Nazaré e segue de volta à nova Catedral São José, onde fica durante todo o ano, até o próximo Círio.

O Recírio é a última procissão do Círio 2012, ocorre hoje, 22, logo após a missa às 19 horas, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A celebração é presidida pelo bispo da Igreja Católica, Dom Pedro José Conti e concelebrada pelo Pe Paulo Roberto e Pe Lourenço Filho.

Durante o trajeto do Recírio, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é saudada e aclamada pelos romeiros que acompanham a caminhada ou a assistem pelas janelas de suas casas. Entre muitas orações e canções e reflexões, os fiéis prestam suas últimas homenagens à Virgem Mãe de Jesus.

A procissão contorna a Av. Leopoldo Machado, Av. Mãe Luzia, Rua Eliezer Levy, Av. Presidente Vargas e Rua General Rondon, chegando a Catedral São José, com a benção final do bispo.

Este ano, com fé e religiosidade, cerca de 200 mil fiéis saudaram a virgem com o tema “Eu Creio! Nós Cremos!” e o lema: “Feliz aquela que acreditou” (Lucas 1; 45). Para o bispo diocesano, esta é uma demonstração de fé em Deus. “Nós cristãos, que seguimos o Evangelho, lembramos como forma de respeito e admiração, Maria que foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo, o nosso Salvador”, disse Dom Pedro.

Mônica Costa
Coord. Divulgação do Círio de Nazaré 2012

Deixe uma resposta