Pará sedia Oficina de Educação Permanente Para o Controle Social do SUS

Conselheiros, técnicos do Conselho Estadual de Saúde do Amapá – CES-AP e da Secretaria de Estado da Saúde – SESA participam, em Belém do Pará da Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente Para o Controle Social no SUS – Sistema Único de Saúde, envolvendo representantes da região Norte, durante o período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2012.

A oficina é promovida pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa SGEP, para promover a troca de experiências e aprimorar o controle social nas políticas públicas de saúde, desta forma, fortalecendo o controle social exercido pelos conselhos de saúde, bem como demonstrar a importância da participação das instituições de ensino como contribuintes no processo de educação permanente para o controle social no SUS.

A metodologia nesta oficina prioriza o diálogo, a troca de experiência e a escuta entre os participantes norteando a construção desta política e os conselheiros participam como atores principais que aprofundarão seus conhecimentos relacionados aos instrumentos de gestão participativa do SUS.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá Roberto Bauer – “A troca de experiência entre os conselheiros de saúde da região norte é excelente para aprofundar a discussão que há muito permeia as conferências de saúde: o financiamento. A região norte, por ser muito extensa e de difícil acesso precisa de tratamento equânime. Os insumos para diagnóstico, medicamentos e mão de obra especializada acabam chegando muito mais caro do que em outras regiões, por isto a população residente em áreas remotas não recebe o mesmo tratamento que os moradores das metrópoles e as secretarias municipais não têm como promover a saúde de acordo com os princípios fundamentais do SUS”.

O CES-AP estará representado na oficina pelos conselheiros: Roberto Bauer, Manoel Elivaldo, Benedita Gomes, Lídia Costa, Katia Almeida e pelos técnicos: Josinilda Pimentel – Secretária Executiva e Dércio Damasceno – Assessor de Comunicação, além do coordenador de plenária – Jorge Penha.

Dos temas da oficina constam os aspectos práticos para a efetivação da política de educação permanente, diferenciando os termos: Educação permanente, Educação Continuada, Educação Formal e Informal; Como fortalecer o mecanismo de financiamento da educação permanente para o controle social no SUS; Informação e Comunicação para o controle social e espera-se como resultado dos três dias e troca de informações e debates o domínio do conhecimento sobre a legislação vigente que regula o controle social no SUS.

Assessoria de Comunicação do CES-AP

Telefone: comunica Site: www.ces.ap.gov.br

Dércio Damasceno
(91) 9117-1963 vivo (61) 9933-4785 vivo
(96) 9965-1784 oi / 8118-4092 tim

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: