Logística do Enem irá envolver mais de 566 mil pessoas

Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será realizado em 15.076 locais de prova espalhados por 1.615 municípios em todo o território nacional

iG São Paulo

O trabalho de logística da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolverá 566.617 pessoas em 15.076 locais de prova espalhados por 1.615 municípios por todo o Brasil. Tamanha mobilização tem como objetivo garantir o bom andamento da avaliação, que envolverá 5.791.291 estudantes brasileiros.

O Enem serve como oportunidade para o ingresso em universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou faculdades particulares, por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Espalhadas pelo território nacional, as provas serão distribuídas em 48.341 malotes e percorrerão 9.788 rotas, que compreendem 305 mil quilômetros. O transporte dos pacotes será feito por 2,2 mil veículos. Deste total de malotes, 10 mil deles serão lacrados eletronicamente , em uma ação inédita de segurança, que será testada pela primeira vez neste ano.

A preocupação com a segurança no transporte e na realização dos exames é tão importante que irá mobilizar agentes do Exército, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária e da Polícia Militar, além de contar com a participação de quase 20 mil agentes de escolta das secretarias de Segurança Pública de todas as Unidades da Federação.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 3 e 4 de novembro. As provas terão início às 13h (horário de Brasília) e atrasos não serão tolerados. No primeiro dia, os candidatos terão até 4h30 para realizar testes nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No dia seguinte, além da Redação, os participantes irão fazer o exame com as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para esta prova será de 5h30.

Último Segundo

Deixe uma resposta