Hemoap vai receber a 1ª emenda da sua história, recurso destinado pelo senador Randolfe

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) recebeu a primeira emenda parlamentar da sua história conseguida pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). No primeiro momento foram R$350mil para reformas no prédio do Instituto. Até o mês de março, deste ano, uma outra emenda no valor de R$420mil deve ser empenhada. Estes recursos possibilitarão a realização do exame Doppler que ainda não é feito no Amapá, um marco para saúde no Estado.

Em 2011, o senador Randolfe Rodrigues foi procurado pela Associação das Pessoas com Doença Falciforme no Amapá, por meio da presidente Marta Nabor. "Esse recurso vai ser de grande importância para melhorar o atendimento dos portadores da doença e população em geral", disse.

Só no Amapá, cerca de 300 pessoas sofrem com a doença falciforme e o único atendimento especializado é oferecido pelo Hemoap. O recurso da emenda já está disponível na Caixa Econômica Federal, basta a diretoria do Instituto apresentar um projeto hidráulico e elétrico para ter acesso ao recurso. "O melhor do trabalho legislativo é presenciar a execução desses recursos para o bem da população", afirmou o senador Randolfe.

Os outros 420 mil, que será destinado para o Fundo Estadual de Saúde, deve ser designado para a aquisição de equipamentos do consultório odontológico e de fisioterapia, além do ultrassom 3D e o exame Doppler.

No Hemoap, a demanda de atendimento deve ser elevada, a partir do mês de junho, devido a realização de novos exames, tendo em vista isto, o senador Randolfe afirma que, vai continuar a busca por mais recursos para o atendimento no Instituto. "Vamos dar início a corrida por recursos para a construção de um Hospital do Dia e o Banco de Sangue", explicou.

Serão encaminhados dois ofícios para a Secretaria de Estado de saúde um deles para aquisição da casa ao lado do Hemocentro, onde será construído o Hospital do Dia e os dois centros, o odontológico e fisioterápico e um outro para acompanhamento do recurso.

Deixe uma resposta