Presidente do TCE/AP tomou posse nesta terça-feira (22)

A Conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, nesta terça-feira (22). A cerimônia ocorreu no Plenário da Corte de Contas e contou com a presença de várias autoridades, como a governadora em exercício, Dora Nascimento e o prefeito de Macapá, Clécio Luis. Na ocasião, também tomou posse o conselheiro, Ricardo Soares Pereira de Souza, 1º vice-presidente.

Em seu discurso, a presidente disse que o fortalecimento do Controle Externo, o Controle Social e a valorização dos servidores serão prioridades em sua administração. “O exercício de controle externo é expressão democrática, mas a sua legitimidade só é completa quando se consegue atestar o bom uso dos recursos públicos, e que o seu emprego atenda o socialmente desejado. Temos consciência que não basta ter apenas a visão técnica do controle externo, é crucial a visão abrangente. É por essa razão que estamos buscando incentivar a consolidação do controle interno da administração pública estadual e municipal, bem como o Controle Social”, enfatizou a presidente.

O Conselheiro substituto, Pedro Aurélio, saudou os empossados em nome dos membros e servidores do TCE/AP, no discurso ele ressaltou a experiência e a credibilidade da nova mesa diretora do Tribunal. “A Corte de contas será presidida, ao longo dos próximos dois anos, por uma mulher macapaense cuja história não deixa qualquer dúvida acerca da competência, honestidade e compromisso com uma prestação de serviço público de qualidade em todos os segmentos”, ressaltou o conselheiro substituto.

“Orientar os gestores e controlar as contas públicas são as principais obrigações do TCE/AP, e a presidente Maria Elizabeth vem exercendo essa missão de forma competente, ressalto, por exemplo, a iniciativa de levar aos municípios orientações aos novos gestores”, parabenizou a procuradora-geral de justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MPE/AP), Ivana Lúcia Franco Cei.

“Esse momento é importante o TCE/AP, é um órgão essencial para administração pública, todos nós sabemos das dificuldades, principalmente no que se trata de prestação de contas, esse será o maior desafio da Presidente. Quero dizer, em nome do Governo do Estado do Amapá, parabéns. Temos certeza que o TCE/AP será administrado com competência e responsabilidade”, disse a governadora do Estado em exercício, Dora Nascimento.

O mandato dos conselheiros nos cargos diretivos será de dois anos (2013/14), permitida a reeleição para período de igual duração.

Estiveram presentes na Solenidade de Posse, os conselheiros substitutos, Antônio Wanderler Colares Távora, José Marcelo de Santana Neto, Pedro Aurélio Penha Tavares, Lucival da Silva Alves; procurador-geral de contas do TCE, Reginaldo Parnow Ennes; governadora em exercício, Dora Nascimento; Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mario Gurtyev de Queiroz; Procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Amapá, Antonio Carlos Marques Cardoso; Procuradora –Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Ivana Lúcio Franco Cei; Prefeito de Macapá, Clécio Luis; deputado estadual Zezé Nunes e Manoel Brasil; vereador Diêgo Duarte e secretário de estado, Joel Banha.

Assessoria de Comunicação do TCE/AP

Contatos: (96) 2101-4759/ 8101-2131

Deixe uma resposta