Semsa realiza ação no Dia Mundial de combate a Hanseníase

Para Marcar o dia mundial de combate a hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que acontece no último domingo do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 23, uma ação de orientação com busca ativa.

A chuva transferiu os trabalhos que se realizariam no Conjunto Mucajá para a Unidade Básica de Saúde São Pedro. Durante a manhã os técnicos da saúde realizaram palestras e distribuíram material informativo com intuito de esclarecer aos usuários sobre a doença.

Dados da Coordenadoria municipal de combate a hanseníase mostram que no ano de 2012 foram notificados 96 casos novos da doença. A coordenadora, Nadir Lamarão, explica que este ano nenhum caso foi notificado até o momento.

Até o final da semana as ações de orientação e de busca ativa serão intensificadas nas unidades básicas de saúde da capital. A intenção é

reduzir o preconceito e fazer com que a população preste atenção em manchas pelo corpo.

“A hanseníase quando detectada logo no inicio tem cura. As pessoas

precisam aprender a se olhar e saber que qualquer mancha na pele pode ser um sinal de alerta. O tratamento é eficaz e gratuito e não há a necessidade de isolamento do paciente. Basta procurar uma unidade de saúde”, disse a coordenadora.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce acelera o início do

Tratamento, e evita o agravamento da doença. O tratamento dura entre seis e doze meses, se realizado corretamente o portador deixa de transmitir a doença para outras pessoas pelas vias respiratórias, logo no inicio do uso da medicação.

Janine Cruz – Asscom Semsa

Contato: 8124-1001/9142-2266

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: