Deputada Janete quer rendimentos do petróleo para o Amapá

Brasília, 14/05/2013 – A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou requerimento na Comissão da Amazônia para debater a exploração do petróleo na costa do Amapá em audiência conjunta com a Comissão de Minas e Energia. Nesta terça, 14, foram arrematados 142 de 289 blocos, 97 deles na costa amapaense, nos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá. O bloco Foz do Amazonas Marítimo 57 (FZA-M-57) foi arrematado por R$ 345,9 milhões – o maior bônus pago por um único bloco na história dos leilões O volume de petróleo estimado para o leilão dos blocos é de 30 bilhões de barris, um pouco mais que o dobro dos 14 bilhões acumulados pela Petrobrás em 59 anos.

A deputada socialista considera fundamental esclarecer a distribuição dos rendimentos resultantes daquela exploração petrolífera para garantir rentabilidade ao estado do Amapá com o consequente investimento em infraestrutura e serviços para a população do estado, especialmente daqueles municípios que sofreram afluxo populacional com a atividade.

“Estou pedindo uma audiência pública para debater essa questão com transparência e respeito aos entes federados – ainda mais os menores estados do Norte”, afirma socialista. O assunto está sendo acompanhado pelo Governo do Amapá.

A Bancada Federal, o governador Camilo Capiberibe, os prefeitos dos municípios lindeiros aos blocos e o Ministério Público Estadual vão tratar do assunto em audiência com diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Magda Chambriard, no próximo dia 20.

Sizan Luis Esberci

Deixe uma resposta