Obama anuncia recursos imediatos para as vítimas do tornado em Oklahoma

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez esta terça-feira um breve discurso a prometer recursos e auxílio para as vítimas do tornado que devastou parte da região de Oklahoma City.

O presidente afirma que o trabalho para a reconstrução da cidade será longo. Foto: The Guardian

«Ontem falei com a governadora [de Oklahoma] Mary Fallin para deixar claro que vou deixar todos os recursos que eles precisem», afirmou. «Oklahoma precisa de recursos imediatamente.»

Na noite de segunda-feira, Obama declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.

O presidente também enviou o chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências, Craig Fugate, para a área mais atingida pelo tornado.

Obama também disse que as suas preces estão com o povo de Oklahoma e agradeceu o trabalho de professores, voluntários e equipas de resgate.

Para o presidente, «um dos mais destruidores tornados da história» passou pela região de Oklahoma City.

«Num instante, muitas casas foram destruídas e dezenas de pessoas perderam as suas vidas. Entre elas, estavam crianças a tentar encontrar abrigo no lugar mais seguro que conheciam: a escola», afirmou.

Segundo Obama, o trabalho de reconstrução da região será longo.

Autoridades de Oklahoma City afirmaram esta terça-feira que foram resgatados 24 corpos depois da passagem do tornado devastador por Moore, em Oklahoma, uma queda significativa em relação às 51 mortes anunciadas anteriormente.

«Temos boas notícias. O número certo agora é 24», afirmou Amy Elliott, chefe administrativa da equipa de legistas de Oklahoma City.

Diário Digital

Deixe uma resposta