Sebrae no Amapá realiza 1ª Caminhada Ecológica

Com o tema ‘Lixo uma questão de educação’, a caminhada ecológica percorre ruas do bairro Perpétuo Socorro

Fernanda Picanço

Com objetivo de conscientizar a população sobre as questões ambientais, o Sebrae no Amapá em parceria com a Escola Estadual Deuzuite Cavalcante, realizam neste sábado, 29, às 15h, a 1ª Caminhada Ecológica: Lixo uma questão de educação.

O evento é uma ação do Projeto do Sebrae Consumo Consciente e da coordenação de gestão sócioambiental da Feira do Empreendedor 2013, que visa estimular a prática de educação ambiental e a interação dos alunos da escola e da comunidade.

Segundo a gerente da Unidade Administrativa Financeira do Sebrae, Inês Barbosa, o Projeto Consumo Consciente, nasceu no final de 2010, para atender as demandas internas do Sebrae, em Macapá. “No início de 2011, se verificou a possibilidade de expansão do projeto, levando-o para além dos muros da instituição, estamos executando há três anos, na Escola Estadual Deuzuite Cavalvcante”, disse a gerente da Unidade Administrativa Financeira do Sebrae, Inês Barbosa.

Já a gerente da Unidade de Tecnologia Inovação e Mercado Isana Figueiredo, ressalta a importância de trabalhar a conscientização ambiental nas escolas. “O Sebrae realiza em outubro, a Feira do Empreendedor 2013, neste evento a coordenação de Gestão Sócioambiental da FE 2013, conta com a parceria do Projeto Consumo Consciente para realizar ações de educação ambiental junto à sociedade, especialmente os jovens que serão os empreendedores de amanhã”, explica a gerente da Unidade de Tecnologia Inovação e Mercado Isana Figueiredo.

Caminhada

Nesta semana, os alunos da escola participam de palestras educativas, oficinas de reciclagem, exposições de vídeos, confecção de folders, cartazes, faixas banners, entre outros materiais que serão apresentados durante o evento.

Na caminhada, uma comissão de frente promete chamar a atenção da comunidade. Um grupo de alunos estará representando no percurso, uma batalha entre bruxinhas da poluição e os defensores da natureza que são os patrulheiros ambientais.

A diretora da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante, Maria de Fátima Nunes, explica que a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mais como parte de suas vidas. “hoje temos em nossa escola 580 alunos, queremos proporcionar aos estudantes a valorização da educação ambiental dentro da escola, pois com ações educativas como essas, provocamos uma mudança de hábito e atitude em cada um”, ressalta a diretora.

A aluna Maria Pamela, 13 anos, cursa a 7ª série, participa do projeto há três anos e segundo ela, a parceria do Sebrae com a escola tem sido importante para a aprendizagem dos alunos. “Hoje estamos aprendendo sobre a coleta seletiva, diminuição dos resíduos de lixo, reaproveitando alguns resíduos sólidos, além de sensibilizar a comunidade sobre os cuidados necessários com o lixo para um ambiente saudável”, declara a aluna Maria Pamela.

Railana Tavares, da 8ª Série, disse que o projeto veio para sensibilizar os alunos. “Hoje estamos vivendo num mundo que polui seus rios, o ar, o meio ambiente, e a escola é um elo que nos impulsa a olharmos com um olhar diferenciado para as questões ambientais, pois não temos que cuidar só da escola, mais do mundo como um todo, queremos chamar a atenção da comunidade nessa caminhada para que juntos possamos preservar o que é nosso, deixando nossa cidade limpa, e conscientizando nossa futura geração”, afirma a aluna, Railana Tavares.

A concentração para a caminhada será às 15h, em frente à Escola Estadual Deuzuíte Cavalcante e terá como percurso a Rua Acézio Guedes, Avenida Pedro Américo e orla da Beira Rio, retornando para a escola.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é um evento destinado a quem deseja empreender, abrir um negócio ou incrementar o que já possui. É realizada pelo Sebrae de dois em dois anos, em todos os estados brasileiros e tornou-se uma excelente ferramenta para multiplicar e fortalecer as micro e pequenas empresas. Reúne e apresenta oportunidades diversificadas sempre com foco no mercado, tais como: abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas e acesso ao mercado e ao crédito.

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

(26/06/2013)

Deixe uma resposta