Oficina debate elaboração do Programa Estadual de Florestas

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapur) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizou nos dias 2 e 3 de julho, no auditório da Sema, a I Oficina do Processo de elaboração do Programa Estadual de Florestas.

A capacitação visou construir os objetivos do Programa Estadual de Florestas, que irá direcionar as políticas públicas, ações e a construção de instrumentos para fomentar a economia florestal do Estado. A oficina reuniu representantes do poder público e sociedade civil.

Durante a programação, foram discutidos diversos temas que vão compor os eixos principais da Política Florestal do Estado, como manejo florestal; Unidade de Conservação; comercialização dos produtos florestais; ajustes institucionais, entre outros.

De acordo com o professor José de Arimatéia, da UFRRJ, a oficina tem como objetivo envolver todos os setores que vão implementar a política no Estado. “A política está sendo desenhada com as pessoas que vão ser as implementadoras, que serão os responsáveis de fazer a política sair do papel. Quem está à frente do processo, que fará a coisa acontecer, tem que ser parte do processo”, concluiu Arimatéia.

A formalização da política traz benefícios que podem definir o uso e proteção dos recursos em curto, médio e longo prazo. Com a normatização da política, as ações poderão ocorrer de uma forma mais coordenada.

Após a conclusão das oficinas, será gerado um documento com todos os objetivos estratégicos para ser avaliado e ajustado conforme a necessidade, ou seja, fazer a revisão de toda a legislação.

Tamara Tavora/Sema

Deixe uma resposta