Técnicos participam de encontro sobre consumo de alimentos sem agrotóxico da CVS

Técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) participaram na manhã desta quarta-feira, 10, da I Reunião do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos do Amapá (Para). O encontro contou com a presença de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde (MS).

Os técnicos da Anvisa estão no Amapá para debater a segurança da alimentação com frutas e hortaliças consumidas pela população amapaense. Segundo o coordenador nacional do Para, Carlos Alexandre, o programa é uma ferramenta de identificação dos alimentos que oferecem segurança para o consumo da população.

“O Para foi lançado no Brasil em 2001. O Amapá faz parte do programa desde 2010. A CVS vem realizando ações junto a agricultores e varejistas para que as frutas e hortaliças que chegam até à mesa do consumidor sejam seguras para o consumo”, observa Carlos Alexandre.

No encontro, os técnicos da Anvisa e da CVS debateram o fortalecimento das parcerias locais. “Precisamos fortalecer as parcerias para que o uso de agrotóxico no Amapá aconteça de forma controlada”, destaca Carlos.

Conheça o programa

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor.

A Anvisa coordena o programa em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados participantes, que realizam os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e de envio aos laboratórios para análise.

No Amapá o programa é coordenado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), que fica localizada na Avenida Almirante Barroso, n° 619, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.

Araciara Macêdo/Sesa

Deixe uma resposta