Projeto ambiental da Escola Bosque muda a realidade da comunidade do Bailique

O acúmulo descontrolado de lixo é um grande problema para a sociedade atual. Pensando nisso, a Escola Bosque do Arquipélago do Bailique desenvolveu um projeto chamado “Construindo uma nova sociedade”.

O projeto tem como objetivo tornar os alunos agentes de transformação no ambiente e na sociedade nos quais estão inseridos, difundindo pela comunidade a importância da coleta seletiva, como identificar e relacionar os objetos, as cores e oportunizando aos moradores uma nova opção de despejo do lixo durante o percurso nas passarelas.

“Trabalhamos essa ideia em parceria com os professores da Escola Bosque do Bailique, alunos e comunidade, para garantir uma nova opção para tratamento dos resíduos, além da conscientização sobre seletividade e meio ambiente. É importante salientar que o projeto é executado pelos alunos, que constroem as unidades coletoras e também trabalham como agentes multiplicadores dentro da comunidade”, destaca a professora e coordenadora do projeto, Iracilda Bruno.

O projeto Construindo uma nova sociedade é desenvolvido da seguinte forma:

– Pesquisa na internet sobre o tempo de degradação dos lixos e as cores referentes a cada objeto;

– Confecção dos cestos de lixo nas cores referentes a cada objeto e dos cartazes para identificação dos objetos;

– Instalação dos cestos e coleta de lixo nas passarelas e os cartazes nos domicílios.

“A beleza natural do lugar e a importância da preservação tornam necessária uma educação esclarecedora quanto à importância da seletividade do lixo tanto para os alunos como para a comunidade e o meio ambiente”, afirma a diretora da Escola Bosque, Silvanete Araújo.

Rúbia Duarte/Seed

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: