Macapá Verão 2013: nem a timidez do sol impediu que a energia dos banhistas invadisse o Balneário da Faz endinha

Secretarias Municipais trabalharam integradas para garantir diversão e segurança para população

O céu nublado foi tomado pelo colorido das pipas e a areia da praia esquentada com dança, futebol e diversão. Integração foi palavra chave. A Prefeitura de Macapá pensou em todos os detalhes para quem foi degustar o famoso camarão no bafo ou se refrescar, saboreando uma cana de açúcar geladinha, se divertindo à valer, no segundo domingo, 14, do Macapá Verão 2013.

Nos ônibus a tarifa social foi garantida. A população que foi prestigiar o evento pagou apenas R$ 1,00. O trânsito recebeu atenção especial da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac). As equipes de fiscalização direcionaram e organizaram o fluxo de veículos em todo o Distrito.

Ao desembarcar na Fazendinha, os banhistas foram abordados pelos Guardas Municipais, com serviço preventivo, e receberam orientações sobre o perigo da linha encerada e objetos cortantes, garantindo assim a segurança da população. “Fiquei surpresa com a organização do evento”, relatou a dona de casa Ivani Soares, assim que chegou à Fazendinha.

Na entrada do balneário, equipes da Coordenação de DST e HIV da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) distribuíram 16 mil preservativos masculinos, 4 mil femininos e 4 mil lubrificantes. A expectativa é distribuir 110 mil preservativos até o final do Macapá Verão 2013.

A limpeza do local foi garantida pela Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) em parceria com os banhistas. A cada três latinhas ou garrafa pet entregue na barraca, as crianças ganham cofrinhos, pipocas e doces. A iniciativa caiu no gosto da criançada que foi a grande aliada da limpeza do local.

“A iniciativa é muita válida, contribui para educação dos nossos filhos, que desde pequenos passam a ter preocupação com o meio ambiente e conservação da limpeza da nossa cidade”, parabenizou o bombeiro Thiago Malcher.

Técnicos da Semur também distribuíram nos bares sacos de papel para acondicionamento de lixo seco, além de inúmeras lixeiras em toda extensão da praia. E agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) distribuíram saquinhos de lixo para automóveis, além de interagirem com a população quanto à conscientização de manter a praia limpa.

Pais que estavam com suas crianças receberam orientações das equipes da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), em parceria com o Conselho Tutelar da Zona Sul, que levaram para Fazendinha a campanha “Não desvie o olhar, proteja!”. Conselheiros e Assistentes Sociais adesivaram pais e crianças, além de orientar os responsáveis quanto ao cuidado com os menores.

As atividades esportivas foram coordenadas pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel). Teve futebol, queimada, chute ao gol, pula corda, entre outras interações.

Todas as ações ocorreram diante de muita animação do som que ecoou por toda extensão da praia, vindo da concha acústica, que contou com a apresentação da Banda Cadillak Blue, Negro de Nós, Sambarte e Ramon Frazelly, além das apresentações dos grupos de funk, break e competições de tremidinha.

“Quem veio ao balneário da Fazendinha neste final de semana ficou com gostinho de quero mais. A organização está de parabéns, no próximo final de semana eu e minha família estaremos aqui novamente”, disse o aposentado Floriano Pereira.

O Macapá Verão 2013 segue até o dia 04 de agosto. Também nos balneários do Curiaú, Araxá Jandiá, distritos e em alguns bairros da capital.

Lílian Guimarães – Asscom PMM

fotos: Márcia do Carmo

Deixe uma resposta