Creap entrega órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção a pacientes

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realiza na segunda-feira, 22, a partir das 8h30, a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção a pacientes cadastrados na instituição. No total, 112 pessoas serão contemplados.

As doações serão realizadas mensalmente e os pacientes inscritos chamados de acordo com a lista de espera, obedecendo a ordem cronológica de cadastro e as prioridades previstas em lei.

Só nessa primeira fase, o Governo do Estado investiu R$ 180 mil. Entre os itens que serão entregues destacam-se carrinho para deficiente, andador, muleta axilar, prótese transtibial, colete Milwauke, prótese transradial, palmilhas, calçados ortopédicos, entre outros.

Até o final de julho, o Centro de Reabilitação disponibilizará cadeiras de banho, cadeiras de rodas tipo padrão infantil e cadeiras de rodas tipo tetraplégico adulto e infantil.

Durante a programação ocorrerá uma palestra com o objetivo de orientar os pacientes quanto ao uso adequado, certificado de garantia e vida útil das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Além dos OPMs, o Centro de Reabilitação do Amapá já entregou vários aparelhos auditivos, através do programa Saúde Auditiva. As doações iniciram em maio de 2013, contabilizando 240 dispositivos. Os equipamentos são de uso bilateral e, assim como os OPMs, os pacientes passaram por período de adaptação.

Os interessados poderão se inscrever no Programa de Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) do Creap, no Horário de 8h às 13h, apresentando: solicitação do médico (descrevendo a órtese, prótese ou meio auxiliar de locomoção), cópia do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Deixe uma resposta