Apple retira do ar site para programadores após invasão de hackers

O comunicado da Apple diz que o site foi retirado do ar seguindo "o espírito da transparência. Foto: EFE
O comunicado da Apple diz que o site foi retirado do ar seguindo “o espírito da transparência. Foto: EFE

A empresa Apple informou nesta segunda-feira que o site usado pelos desenvolvedores de aplicativos para seus produtos ficou fora do ar desde a última quinta-feira, temporariamente, devido à ação de hackers.

Os programadores de aplicativos para iPhones, Macs e outros produtos da Apple, usam o site para baixar programas, documentação e informação de engenharia e vão encontrar dificuldades agora para introduzirem seus produtos.

“Na quinta-feira, um intruso tentou ter acesso aos dados pessoais dos desenvolvedores registrados em nosso site”, indicou uma mensagem postada pela Apple no site.

As informações específicas dos aplicativos estão criptografadas, mas a Apple não pôde determinar se o invasor teve acesso a nomes, endereços e e-mails dos programadores.

Frank Yu, executivo principal da empresa Kwestr que desenvolve aplicativos e está localizada em Pequim, afirmou em mensagem eletrônica que “a invasão no sistema de um sócio repercute em uma grave perda de confiança para os programadores”.

“A Apple respondeu bem frente a esses temores”, acrescentou Yu.

O comunicado da Apple diz que o site foi retirado do ar seguindo “o espírito da transparência, e trabalhamos desde a quinta-feira para resolver isto”.

“Estamos reformando completamente nosso sistema para os desenvolvedores, atualizando os programas de nosso servidor e reconstruindo toda nossa base de dados”, disse o aviso.

A Apple informou aos programadores que, caso seu contrato de participação “expirar durante este período, será automaticamente estendido e o aplicativo continuará na App Store”.

Terra

Deixe uma resposta